sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BISPOS DE CUBA PEDEM QUE NÃO SE REPITAM CASOS COMO O DA MORTE DE ZAPATA


Solicitam que sejam criadas condições para o diálogo


Por Nieves San Martín
HAVANA, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).– O Comitê Permanente da Conferência Episcopal de Cuba divulgou um comunicado no qual trata da morte do preso político Orlando Zapata. No texto, pedem que casos como esse não se repitam e que sejam criadas condições para o diálogo.
O dissidente cubano Orlando Zapata, morto na prisão após uma longa greve de fome, foi sepultado nesta quinta-feira, sob forte esquema de segurança, enquanto dezenas de outros opositores foram detidos.
Zapata foi preso em março de 2003 durante a operação de repressão conhecida como “Primavera Negra”, sendo condenado em maio de 2004 a três anos de prisão por “falta de respeito”, “desordem pública” e “resistência”. Posteriormente, foi novamente julgado acusado de “desobediência” e “desordem em centro penal”, sendo condenado a uma pena de 36 anos.
O ativista político de 42 anos, pedreiro de profissão, entrou em greve de fome em 3 de dezembro do ano passado no presídio de Kilo 8, em Camagüey, para exigir o cumprimento de seus direitos como preso.
Em seu comunicado, a Conferência dos Bispos Católicos de Cuba destacou ter sido informada dos fatos pela “imprensa internacional”.
“Soubemos do ocorrido pela imprensa internacional” – afirma o comunicado – “que o preso Orlando Zapata Tamayo, de 42 anos, residente do município de Banes, pedreiro de profissão, e que acumulava uma pena total de 36 anos de prisão, veio a falecer em Havana após 83 dias em greve de fome. Era considerado um preso de consciência, e a greve de fome que lhe custou a vida”.
“A morte nestas condições constitui uma grande tragédia para todos, porque se trata de vida de uma pessoa, que é sempre o bem maior a ser protegido e conservado”.
Os bispos explicam que “a Igreja Católica, em situações semelhantes, procura desencorajar tais métodos de protesto, que constituem uma violência exercida pela pessoa contra si mesma”.
O comunicado diz ainda que “a Igreja solicitou, em várias ocasiões, visitar o senhor Zapata” na prisão, o que não foi permitido.
Em relação ao ocorrido, a Igreja, afirma o texto “tem pedido e reitera seu pedido às autoridades que têm em suas mãos a vida e a saúde dos prisioneiros, que tomem medidas adequadas para que situações como esta não tornem a se repetir, e, ao mesmo tempo, que sejam criadas as condições de diálogo e entendimento idôneo para evitar que se chegue a situações tão dolorosas, que não beneficiam a ninguém e fazer muitos sofrerem”.
Os bispos enviaram “à mãe do senhor Zapata, seus familiares e entes queridos nossas condolências e a certeza de nossas orações”.
E concluem pedindo “a Deus para que todos saibam atender ao chamado de Jesus Cristo para trabalhar pelo bem comum, como se fosse nosso próprio bem. Que a Virgem da Caridade com sua presença benevolente faça com que todos nós cubanos nos sintamos e sejamos irmãos

FOTOS DA ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010




































































































Leituras do dia

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.
O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.
De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.

 
 Fevereiro 2010 
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28      


Primeira Leitura
Ez:18,21-28


21.Mas se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, guardar todas as minhas leis e fizer o que é direito e justo, viverá com certeza e não morrerá.
22.Nenhum dos crimes cometidos será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.
23.Acaso tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor DEUS. Não desejo antes que mude de conduta e viva?
24.Mas se o justo se desviar de sua justiça e praticar a injustiça, imitando todas as abominações cometidas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que praticou nada será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá.
25.Vós direis: ‘A conduta do SENHOR não é correta! ’ Ouvi, casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou é a vossa que não é correta?
26.Quando um justo se desvia da justiça, pratica a injustiça e morre, é por causa de sua injustiça que ele morre.
27.Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e faz o que é direito e justo, conservará a própria vida.
28.Arrependendose de todos os crimes que cometeu, ele certamente viverá, não morrerá.

Bookmark and Share


Salmo Responsorial
Sal:130,1-2; Sal:130,3-4; Sal:130,4-6; Sal:130,7-8


1.[ Cântico das romarias. ] Do abismo profundo clamo a ti, SENHOR:
2.Senhor, escuta minha voz. Que teus ouvidos estejam atentos à voz da minha súplica.
3.§ Se consideras as culpas, SENHOR, Senhor, quem pode agüentar?
4.Mas em ti se encontra o perdão, para seres venerado com respeito.
5.Espero no SENHOR, minha alma espera na sua palavra.
6.Minha alma aguarda o Senhor mais que as sentinelas a aurora. § Mais que as sentinelas a aurora,
7.Israel espere o SENHOR, porque junto ao SENHOR está a misericórdia, e junto dele a redenção é copiosa.
8.Ele vai redimir Israel de todas as suas culpas.

Bookmark and Share


Evangelho
Mt:5,20-26


20.Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.
21.“Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar deverá responder no tribunal’.
22.Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno.
23.Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti,
24.deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.
25.Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26.Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ECVC COORDENAÇÃO GERAL BASE INFORMA:

Ontem 24 de fevereiro (quarta feira) a coordenação geral base esteve no Centro de Anajás, organizando um jantar em nome do movimento ECVC, aos padres que se encontram em Retiro Espiritual deste segunda feira e encerra-se hoje 25 de fevereiro.

Nas nossas orações desta semana vamos voltar pedidos aos padres da nossa Diocese, para que possam vir deste retiro, abastecimento do Espírito Santo, continuando assim como sempre, convictos, fortalecidos, preparados para sua missão com o povo de Deus.

MOVIMENTO CONTRA CORRUPÇÃO


BRASIL: FICHA LIMPA DEVE VALER JÁ NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO


Movimento contra corrupção defende aplicação imediata das novas regras

BRASÍLIA, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- Parlamentares e representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) defenderam, durante a primeira audiência pública do grupo de trabalho que analisa o projeto Ficha Limpa, realizada nessa terça-feira, em Brasília, que as regras de inelegibilidade de candidatos condenados ou denunciados por crimes graves passem a valer já nas eleições de outubro.
Para os debatedores, deve ser incluído no texto um dispositivo que deixe claro o início da validade da lei, a fim de evitar que a norma seja questionada na Justiça em razão do princípio da anterioridade, segundo o qual as mudanças em regras eleitorais só terão validade um ano após a sua publicação; informa Agência Câmara.
"Não parece razoável deixar essas normas para as próximas eleições", disse o presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe), Marlon Reis. A Abramppe é uma das 43 entidades que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A imediata aplicação das novas regras também foi defendida pelo relator do projeto, deputado Índio da Costa. "O ideal é que regras sejam aplicadas já nas eleições de 2010”, disse.
O grupo de trabalho voltou a se reunir nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, para definir o cronograma de audiências públicas em outros estados. Até o dia 10 de março, os deputados deverão realizar debates em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
A proposta final deverá ser apresentada até o dia 17, e a votação em plenário está prevista para março

Em editorial, 'El Pais' critica Lula por falta de pressão sobre regime cubano

Morte de dissidente Orlando Zapata Tamayo seria 'teste para o Brasil e a comunidade internacional', afirma jornal espanhol.

Da BBC
Tamanho da letra

Em editorial publicado nesta quinta-feira (25), o jornal espanhol "El País" criticou o presidente Luis Inácio Lula da Silva, afirmando que seu governo poderia exercer mais pressão sobre o regime cubano, em especial na área de defesa de direitos humanos.
O jornal cita a morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo em uma prisão, após 85 dias de greve de fome, dizendo que o incidente representa um teste decisivo para Lula e para a comunidade internacional.

O periódico diz que Lula, na condição de líder e porta-voz regional, deveria ter se pronunciado sobre a morte de Zapata, que ocorreu no dia da chegada do presidente a Cuba.

"O silêncio de Lula diante de uma ditadura como a castrista...mancharia o que ele representa, que é tão importante para a América Latina e, na medida em que o Brasil estabelece sua posição de potência emergente, para o resto do mundo."

Durante sua visita a Cuba, Lula negou ter recebido uma carta com um pedido de apoio supostamente entregue por um grupo de dissidentes do regime cubano, e afirmou que teria conversado com os dissidentes se eles tivessem solicitado um encontro.

"Se eles tivessem pedido para conversar comigo, eu teria conversado com eles, qualquer presidente teria conversado com eles. Nós não nos recusamos a conversar", disse.

Para o jornal, a visita a Havana seria uma "oportunidade de demonstrar que o crescente papel internacional do Brasil não significa sacrificar o principal capital político que ele (Lula) arrecadou: a opção por uma esquerda capaz de oferecer progresso e bem-estar diante do fortalecimento e gestão das instituições e procedimentos democráticos", afirma o jornal.

Segundo o "El País", a morte do prisioneiro político, que protestava contra maus tratos sofridos na prisão e só recebeu ajuda médica quando sua saúde estava tão deteriorada que o fim era irreversível, é razão para forte condenação ao regime cubano, "a ditadura mais longa da América Latina e uma das que mais coíbe a liberdade da história do continente".

O jornal lembra ainda que um grupo de dissidentes cubanos entregou uma carta a Lula pedindo ao presidente que interceda pela sorte dos presos.

"O compromisso que o Brasil tem demonstrado com os direitos humanos já seria suficiente para justificar esta ação, mas a morte de Zapata a torna inevitável."
O jornal lembra que o mito da revolução cubana para parte da esquerda latino-americana torna difícil o trato com Havana para qualquer governo, sobretudo para o governo brasileiro.

"Mas as dificuldades para administrar as relações com este mito não podem levar a fechar os olhos diante dos abusos de poder que se cometem em Cuba, e que neste caso resultaram na morte de um preso político."

Vamos ficar atentos Brasileiros!!!!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

REUNIÃO DE COORDENAÇÃO GERAL

Hoje, 23 de fevereiro, a coordenação geral base juntamente com todos os sub coordenadores e coordenadores de grupos, realizará a reunião de coordenação geral do mês de fevereiro. Em pauta serão discutidos os seguintes itens:
-Apresentação do novo grupo da sub coordenação de Santa Rita ( Santa Rosa de Lima)
-Grupão da sub de Santa Cruz (04-03)
-Retiro Espiritual e Vigílias
-Nomes do casais que irão participar do curso de orientação para palestrantes, entre outros.

BOAS NOTICIAS


AUMENTA O NÚMERO DE CATÓLICOS NO MUNDO


Apresentado a Bento XVI o Anuário Pontifício 2010

ROMA, domingo, 21 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org). – Aumenta o número de católicos no mundo, bem como o de sacerdotes e seminaristas, especialmente na Ásia e na África: é o que indica o Anuário Pontifício 2010, apresentado na manhã de sábado a Bento VXI pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e por Dom Fernando Filoni, da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais.
A elaboração do novo anuário, que em breve estará à venda nas livrarias, foi conduzida por Dom Vittorio Formenti, encarregado do Escritório Central de Estatística da Igreja, e pelo professor Enrico Nenna e seus colaboradores.
Em 2008, foram registrados 1 bilhão e 166 milhões de fiéis batizados, com um aumento de 19 milhões (+1,7%) em relação ao ano anterior. Mesmo considerando o aumento da população mundial, que atingiu um total de 6 bilhões e 700 milhões de pessoas, observa-se um discreto aumento da população católica em termos percentuais (de 17,33 para 17,40 %).
Foi verificado também um aumento no número de bispos, que passou de da 4.946 em 2007 para 5.002 em 2008. O aumento foi mais expressivo na África e nas Américas, enquanto que Ásia e Europa mantiveram taxas de crescimento abaixo da média. A Oceania registrou uma redução de 3% no número de bispos.
Houve também um discreto aumento no número de sacerdotes, seja diocesanos ou religiosos, da ordem de 1% no período entre 2000 a 2008.
A distribuição do clero entre os continentes, em 2008, era caracterizada por uma forte prevalência de sacerdotes europeus (47,1%), enquanto aqueles provenientes das américas são cerca de 30%; o clero asiático corresponde a 13,2%, o africano a 8,7 e o da Oceania, 1,2%.
No período de 2000 a 2008, a incidência relativa de sacerdotes da Oceania manteve-se constante. O peso do clero da África, por outro lado, bem como o da Ásia, aumentou. A contribuição do clero europeu caiu de 51,5 para 47,1%.
Em nível global, o número de candidatos ao sacerdócio aumentou, passando de 115.919 em 2007 para 117.024 em 2008.
Tal aumento foi mais pronunciado na África (+3,6%), na Ásia (+4,4%) e na Oceania (+6,5), enquanto que a Europa registrou uma queda no número de candidatos ao sacerdócio de 4,3%.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 EM IMPERATRIZ







Foi aberta oficialmente, na Diocese de Imperatriz, neste domingo (21 de fevereiro) a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Economia e Vida” e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. 
A celebração foi dirigida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana,  com as presenças dos padres de todas as paróquias.

O tema da campanha da fraternidade este ano nos leva a uma reflexão proposta pela CNBB “Economia e Vida”. O lema é “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Como já aconteceu em outros anos, a Campanha da Fraternidade atual tem caráter ecumênico, isto é, foi aceita e assumida também por boa parte dos cristãos não católicos.

"É portanto a oportunidade de todos nós cristãos corrigir o individualismo e o egoísmo que sorrateiramente contaminam nossos sentimentos e nosso agir. 

A propaganda nos rádios e na televisão é tão intensa e aliciadora que leva a um consumo desenfreado e a uma cultura do desperdício. Perde-se a sensatez de verificar se o que nos é oferecido com cores vivas e tentadoras é mesmo algo de que precisamos e também se nos é útil, pois vivemos a loucura do consumismo.

A Campanha da Fraternidade pretende reeducar-nos para uma vida mais sóbria e mais responsável, sem a escravidão e a dependência dos que perderam o senso crítico e a objetividade. Por isto, vivem com a obsessão de sempre ter mais". Disse, Dom Gilberto durante a abertura.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

SIGA-NOS

Hoje 20 de fevereiro (sábado) a coordenação geral do ecvc esteve reunido com o nosso Bispo Dom Gilberto, nosso diretor espiritual Pe. Felinto, com os padres que compreendem a Diocese de Imperatriz e coordenadores de movimentos e pastorais, das 8:30 Hs as 16:00 hs. Foi a primeira reunião de conselho Diocesano de 2010.


Na oportunidade todas as paroquiais, os movimentos e pastorais apresentaram sua agenda, seus compromissos para este ano.


Ainda hoje (20 de Fevereiro) as 20:00 a coordenação geral acompanhará a eleição do novo grupo que nasceu na sub coordenação de Santa Rita (GRUPO SANTA ROSA DE LIMA).
Bom final de semana a todos e Deus esteja sempre conosco.


Coordenação Geral

PEDOFILIA DO HAMAS


A matéria merece atenção...  É de revoltar!


A Pedofilia do Hamas




Um evento de gala ocorreu em Gaza. O Hamas foi o patrocinador de um casamento em massa para 450 casais. A maioria dos noivos estava na casa dos 25 aos 30 anos; a maioria das noivas tinham menos de dez anos.


Enquanto a imprensa exalta os "lutadores da liberdade do Hamas", o mundo desconhece uma das histórias mais nojentas de abuso infantil, torturas e sodomização do mundo vinda do fundo dos esgotos de Gaza: os casamentos pedófilos do Hamas que envolvem até crianças de 4 anos. Tudo com a devida autorização da lei do islamismo radical.

A denúncia é do Phd Paul L. Williams e está publicada no blog
thelastcrusade.org e é traduzida com exclusividade no Brasil pelo De Olho Na Mídia (ninguém mais na imprensa nacional pareceu se interessar pelo assunto).

Grandes dignatários muçulmanos, incluindo Mahmud Zahar, um líder do Hamas foram pessoalmente cumprimentar os casais que fizeram parte desta cerimônia tão cuidadosamente planejada.

"Nós estamos felizes em dizer a América que vocês não podem nos negar alegria e felicidade", Zahar falou aos noivos, todos eles vestidos em ternos pretos idênticos e pertencentes ao vizinho campo de refugiados de Jabalia.

Cada noivo recebeu 500 dólares de presente do Hamas

As garotas na pré-puberdade (pelas fotos, quase a totalidade delas, nem na pré-puberdade está)  ,que estavam vestidas de branco e adornadas com maquiagem 
excessiva, receberam bouquets de noiva.

"Nós estamos oferecendo este casamento como um presente para o nosso povo que segue firme diante do cerco e da guerra", discursou o homem forte do Hamas no local, Ibrahim Salaf.

As fotos do casamento relatam o resto desta história sórdida:


Pedofilia do Hamas

O Centro Internacional Para Pesquisas Sobre Mulheres estima agora que existam 51 milhões de noivas infantis vivendo no planeta Terra e quase todas em países muçulmanos.

Quase 30% destas pequenas noivas apanham regularmente e são molestadas por seus maridos no Egito; mais de 26% sofrem abuso similar na Jordânia.

Todo ano, três milhões de garotas muçulmanas são submetidas a mutilações genitais, de acordo com a UNICEF. A prática ainda não foi proibida em muitos lugares da América.

A prática da pedofilia teria base e apoio do islã, pelo menos a sua leitura mais extrema e radical. O livro Sahih Bukhari (além do Corão, outra das fontes de grupos como o Hamas) em seu quinto capítulo traz que Aisha, uma das esposas de Maomé teria seis anos quando se casou com ele e as primeiras relações íntimas aos nove. O período de espera não teria sido por conta da pouca idade da menina, mas de uma doença que ela tinha na época. Em compensação, Maomé teria sido generoso com a menina: permitiu que ela levasse todos os seus brinquedos e bonecas para sua tenda.

Mais ainda: talvez o mais conhecido de todos os clérigos muçulmanos deste século, o Aiatóla Komeini, defendeu em discursos horripilantes a prática da pedofilia:

Um homem pode obter prazer sexual de uma criança tão jovem quanto um bebê. Entretanto, ele não pode penetrar; sodomizar a criança não tem problema. Se um homem penetrar e machucar a criança, então ele será responsável pelo seu sustento o resto da vida. A garota entretanto, não fica sendo contada entre suas quatro esposas permanentes. O homem não poderá também se casar com a irmã da garota... É melhor para uma garota casar neste período, quando ela vai começar a menstruar, para que isso ocorra na casa do seu marido e não na casa do seu pai. Todo pai que casar sua filha tão jovem terá assegurado um lugar permanente no céu.


Esta é a história que a mídia não conta, que o mundo se cala e não quer ver, ou que não querem que você saiba. Mas agora você está ciente, não tem mais jeito! Vai ficar calado? Cobre os veículos de mídia, aja! Se você não fizer nada, ninguém poderá salvar estas vítimas inocentes do inferno do Hamas e similares.


Matéria Publicada por De Olho na Mídia com o título "A História Oculta do Mundo: a pedofilia do Hamas" - (26/08/2009)
 
OBS.: Uma maneira de não nos omitirmos e nem nos conformarmos com tal atrocidade é  a divulgação da matéria que noticia a canalhice  desses monstros pseudo-religiosos. 
 
vide link

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SIGA-NOS

hoje 19 de fevereiro (sexta feira) a coordenação geral base estará reunida com a equipe de comunicação e a coordenação do festival de prêmios prevista para o mês de abril.

O QUE A IGREJA PODE ESPERAR DA PRÓXIMA GERAÇÃO




O que a Igreja pode esperar da próxima geração

NEW HAVEN, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- A Igreja Católica nos Estados Unidos pode esperar muito dos seus membros de 18 a 29 anos de idade. Mas também tem muito trabalho pela frente, na proclamação da mensagem de Cristo à seguinte geração.
Uma nova pesquisa dos Cavaleiros de Colombo e Maristas, publicada no dia 11 de fevereiro, oferece um perfil das perspectivas dos “milenários”, aqueles no grupo de idade entre 18 e 29 anos.
Muitos dos resultados da pesquisa são animadores: 85% dos “milenários” católicos acreditam em Deus, por exemplo, e suas principais prioridades são casar-se e formar uma família, além de estar mais perto de Deus.
Mais de 80% destes católicos também acreditam que o compromisso matrimonial está sendo desvalorizado.
Cerca de 60% dos entrevistados reconhecem que o aborto é ruim, assim como a eutanásia.
Aceitável?
No entanto, a influência da cultura está marcada também nos católicos adultos jovens. Por exemplo, 82% deles consideram a moral católica como “relativa” e só uma pequena maioria dos católicos praticantes (54%) está de acordo com ela.
E a definição do que é moralmente aceitável reflete uma hierarquia de valores pouco clara: 37% dos jovens do milênio consideram “moralmente aceitável” realizar pesquisas médicas com células-tronco embrionárias.
Talvez o mais animador seja que os católicos do milênio (65%) afirmam que estão muito ou bastante interessados em aprender mais sobre sua fé.
Segundo o cavaleiro supremo, Carl Anderson, os líderes da Igreja precisam compreender a perspectiva da próxima geração de adultos católicos.
“Os católicos do milênio apoiam o ensinamento da Igreja em uma ampla variedade de áreas, incluindo temas polêmicos como o aborto e a eutanásia. Em outras áreas, o relativismo cultural – sobre o qual o Papa Bento XVI falou tanto – é muito evidente e confirma a sabedoria da sua atenção a esta questão como elemento central da nova evangelização”, observou.
Anderson afirmou que “existem muitas boas notícias para a Igreja nesta pesquisa”.
Mas acrescentou que esta “deve agir e ensinar de uma maneira que deixe claras as razões do ensinamento da Igreja como parte do que o nosso Papa chamou de o nosso 'sim' a Jesus Cristo”.
O informe apresenta os resultados de uma pesquisa com 2.23 americanos – incluindo uma amostragem suplementar de 1.006 “milenários”. O informe sobre os americanos tem uma margem de erro de + / - 2%, e o dos jovens do milênio, de + / - 3%.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MENSAGEM DO PAPA


PAPA A FIÉIS: LEVAR A SÉRIO A PRÓPRIA CONVERSÃO


Não é uma decisão moral, mas de fé

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI afirmou hoje que a conversão pessoal “significa mudar de direção no caminho da vida: mas não para um pequeno ajuste, e sim como uma verdadeira e total inversão de rumo”, e convidou os fiéis a levar a sério este tempo de Quaresma.
“Conversão é ir contra a corrente”, explicou, exortando os presentes a abandonarem o atual “estilo de vida superficial”, que leva à “mediocridade moral”, e buscar, ao contrário, “a medida alta da vida cristã”.
O Papa dedicou a catequese da audiência geral de hoje, com os peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, ao significado das duas fórmulas litúrgicas utilizadas durante o rito da imposição das cinzas, que dá início à penitência quaresmal.
Com relação à primeira das fórmulas, “Convertei-vos e crede no Evangelho”, o Papa afirmou que a conversão é uma “palavra que é preciso considerar em sua extraordinária seriedade”
“O convite à conversão, de fato, revela e denuncia a fácil superficialidade que caracteriza frequentemente nossa maneira de viver.”
“Conversão é ir contra a corrente, onde a ‘corrente’ é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório, que frequentemente nos arrasta, nos domina e nos torna escravos do mal ou pelo menos prisioneiros da mediocridade moral”, explicou.
“Com a conversão, no entanto, indica-se a medida alta da vida cristã e nos é confiado o Evangelho vivo e pessoal, que é Cristo Jesus. Sua pessoa é a meta final e o sentido profundo da conversão.”
Segundo o Papa, a conversão “não é uma simples decisão moral, que retifica nossa conduta de vida, mas uma decisão de fé, que nos envolve inteiramente na comunhão íntima com a pessoa viva e concreta de Jesus”.
“A conversão é o ‘sim’ total de quem entrega sua própria existência ao Evangelho, respondendo livremente a Cristo, quem primeiramente se ofereceu ao homem como caminho, verdade e vida, como Aquele que o liberta e o salva.”

O Papa citou sua Mensagem para a Quaresma, afirmando que “é necessário humildade para aceitar que se precisa que um Outro me liberte do ‘meu’, para me dar gratuitamente o ‘seu’.(...) Graças à ação de Cristo, nós podemos entrar na justiça ‘maior’, que é aquela do amor”.
Com relação à segunda fórmula, “Lembra-te de que és pó e ao pó hás de voltar”, a Palavra de Deus “nos recorda nossa fragilidade, inclusive nossa morte, que é sua forma extrema”.
“Frente ao inato medo do fim, ainda mais no contexto de uma cultura que de tantas formas tende a censurar a realidade e a experiência humana do morrer, a liturgia quaresmal, por um lado, recorda-nos sempre a morte, convidando-nos ao realismo e à sabedoria; mas, por outro lado, ela nos conduz sobretudo a acolher e viver a novidade inesperada de que a fé cristã liberta da realidade da própria morte.”
“O homem é pó e ao pó voltará, mas é pó precioso aos olhos de Deus”, afirmou o Papa.
“Também o Senhor Jesus quis livremente compartilhar com cada homem o destino da fragilidade, em particular através da sua morte na cruz; mas precisamente esta morte, repleta do seu amor pelo Pai e pela humanidade, foi o caminho para a ressurreição gloriosa.”
“O pequeno gesto da imposição das cinzas nos revela a singular riqueza do seu significado: é um convite a percorrer o tempo da Quaresma como um mergulho mais consciente e mais intenso no mistério pascal de Cristo, em sua morte e sua ressurreição.”

QUARESMA É TEMPO PROPÍCIO À REFLEXÃO CRISTÃ, A UMA CONVERSÃO DO CORAÇÃO

Cardeal  Dom Eugenio Sales comenta este tempo litúrgico



RIO DE JANEIRO, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- O tempo da Quaresma “coloca diante de nossos olhos, como imperativo da vida cristã, a conversão – através da penitência”, afirma o arcebispo emérito do Rio de Janeiro.
“Ora, nós respiramos uma atmosfera visceralmente contrária”, reconhece o cardeal Eugenio Sales, em artigo difundido esta quarta-feira no portal da arquidiocese do Rio.
“Tudo em torno de nós sugere o prazer sem limites, isento de compromisso, um comportamento à margem das exigências oriundas das determinações do Evangelho.”
Segundo Dom Eugenio, essa maneira de ser “penetrou os umbrais sagrados. Assim, pouco se fala do pecado, dos deveres que são substituídos por direitos sem barreiras, de um Cristo despojado de seus ensinamentos, que constrangem a sede ilimitada de liberdade sem peias”.

“Esta época litúrgica tem muita semelhança com o apelo dos profetas à conversão, e esta, a partir do coração. Tanto é assim que usamos os textos do Antigo Testamento na escuta da Palavra de Deus, dirigida a cada um dos fiéis em nossos dias.”

O cardeal assinala que o cristão “será sempre alguém que ‘rema contra a corrente’”. 
“Quando encontramos um pregador ou um agente pastoral que teme ensinar a mesma Doutrina de Jesus Cristo ou prefere amenizá-la para não afastar os fiéis, sabemos que não são verdadeiros pastores”, afirma.

Dom Eugenio destaca que a Quaresma “é um tempo propício à reflexão cristã, a uma conversão do coração, a uma prática de penitência, tão distanciada de uma mentalidade moderna à margem do Evangelho, mas que penetrou até nas fileiras dos seguidores de Cristo”.

“Vivendo os ensinamentos da Igreja neste tempo litúrgico, nos dispomos a receber as graças da Páscoa da Ressurreição”, afirma.

COORDENAÇÃO GERAL BASE E MONTAGEM REÚNEM-SE HOJE COM SUB REGIONAL DE AÇAILANDIA

Hoje 18 de fevereiro (quinta feira), a coordenação geral base juntamente com a equipe de montagem e setor jurídico estarão se reunindo com a sub regional de Açailandia, para fazer o repasse das orientações para encontro de três dias. A reunião será realizada na residência do casal vice coordenador Elcias e Dídima. De Açailândia, estará presente a sub regional juntamente com a equipe de montagem e o casal escolhido para coordenar o encontro.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 É LANÇADA EM SÃO PAULO



Tema deste ano é "Economia e Vida".

Arcebispo de São Paulo espera que tema seja debatido durante eleições.



Foto: Emilio Sant`Anna

D. Odilo Scherer defende que candidatos apresentem política econômica socialmente justa e sustentável  (Foto: Emilio Sant`Anna)


"Espero que o tema seja debatido e que se discuta que tipo de política econômica os candidatos vão apresentar "


A Quarta-Feira de Cinzas é o dia que abre a Quaresma, período que antecede a Páscoa e, para os cristãos, momento de reflexão. Esta quarta (17) marcou também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2010. O tema da campanha é "Economia e Vida" e o arcebispo metropolitano de São Paulo, d. Odilo Scherer, espera que seja discutido durante a campanha eleitoral deste ano.

"Espero que o tema seja debatido e que se discuta que tipo de política econômica os candidatos vão apresentar", disse d. Odilo, enquanto se preparava para o lançamento da campanha durante a missa de Quarta-Feira de Cinzas, na Catedral da Sé.

Esta é terceira vez que a Campanha da Fraternidade é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), entidade que congrega além da Igraja Católica, a Igreja Luterana, Anglicana, Católica Ortodoxa e Presbiteriana.

O tema é atual, mas foi decidido antes mesmo da crise econômica. "Estamos saindo de uma crise global, mas ainda não a superamos totalmente", disse o arcebispo de São Paulo. 

A proposta das igrejas filiadas ao Conic é que os cristãos repensem o modelo econômico vigente. Entre as ações propostas estão a luta em favor da tributação justa e progressiva, a auditoria da dívida pública, a adoção de políticas ecônomicas de distribuição de renda e o direito a alimentação.

D. Odilo lembra que os cristãos não podem "servir a Deus e ao dinheiro" e que o enriquecimento e o acúmulo de bens não pode ser tratado com idolatria. "A riqueza acaba se tornando um valor supremo, em nome do qual todos os outros valores acabam sendo sacrificados", afirma.

A melhor forma de viver o tema da campanha, disse d. Odilo, é promover ações sustentáveis, como a prática da ecônomia socialmente justa, e que não agridam o meio ambiente, o que ele chama de "economia de comunhão". "Podemos promover formas de economia que visem, por exemplo, integrar grupos que estão socialmente marginalizados, o comércio eco-solidário, economia de comunhão, existem muitas formas de se promover uma economia menos individualista e mais solidária", afirmou.