sábado, 30 de janeiro de 2010

Hoje 30 de Janeiro, o movimento ecvc estará a partir das 08:00 da manhã até o final dia na Vila João XXIII, com os internos e ex internos comemorando o dia do hanseniano. Á noite haverá uma festa na AABB, denominada CASAL FOLIA, no começo da semana postaremos fotos dos eventos. Bom final de semana a todos.


Foto da Ponte Dom Afonso Fellipe Gregory

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PAQUISTÃO: MENINA CATÓLICA É TORTURADA, VIOLENTADA E MORTA


Desinteresse das autoriades pelos casos de violência contra cristãos favorece impunidade




ROMA, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 (ZENIT.org). - A condição de "cidadãos de segunda classe" dos cristãos que habitam o Paquistão fez mais uma vítima. Shazia Bashir, de apenas 12 anos, foi torturada, violentada e morta pelo patrão, Chaudry Muhammad Neem, um rico advogado muçulmano de Lahore, para quem trabalhava como empregada doméstica.
Segundo a agência Fides, a menina, de origem muito humilde, trabalhava há oito meses na casa de Chaudry Muhammad Neem, e recebia cerca de 1.000 rúpias por mês (cerca de 12 dólares americanos).
Milhares de pessoas comparecem ao funeral de Shazia Bashir em Lahore, entre as quais bispos cristãos de várias confissões, que enviaram mensagens de condolências e pediram orações. Diversos muçulmanos expressaram também seu afeto e solidariedade.
Os pais da vítima contaram ter sido impedidos de entrar em contato com a filha durante vários dias. Depois de muita insistência, a menina foi finalmente devolvida à família, com sinais evidentes de maus-tratos e tortura. Shazia Bashir foi imediantamente levada ao hospital Jinnah di Lahore, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer em 22 de janeiro.
De acordo com a família, o advogado teria tentado comprar o silêncio dos pais da menina, oferecendo-lhes 20.000 rúpias (cerca de 250 dólares) para que não apresentassem a denúncia, mas eles recusaram a oferta e procuraram a polícia.
Num primeiro momento, a polícia local resistiu em registrar a ocorrência, mas acabou cedendo frente aos protestos da comunidade cristã, que sensibilizaram a opinião pública do país.

O presidente do Paquistão, Ali Zardari, determinou o pagamento de uma indenização à família de Shazia Bashir no valor de 500.000 rúpias (cerca de 6.000 dólares), enquanto o Ministro para Assuntos das Minorias, Shahbaz Batti, assegurou que “os responsáveis serão levados à justiça”.
Representantes da comunidade cristã alegam que tais abusos são comuns, especialmente contra meninas de origem pobre. A discriminação de cristãos, por parte das autoridades, cria uma atmosfera de impunidade que favorece tais crimes.
Para Francis Mehboob Sada, diretor do Christian Study Center de Rawalpindi, "os cristãos são cidadãos de segunda classe, e na prática não gozam dos mesmos direitos dos demais. Somos discriminados. Em nossa sociedade, os cristãos, especialmente os mais pobres, são submetidos à todo tipo de abuso e humilhações”.

”A polícia e as autoridades não se esforçam para nos proteger", acrescentando que frequentemente estes casos "permanecem impunes".
Após a intervenção do governo federal, seis pessoas já foram presas acusadas de envolvimento no caso.

SIGA-NOS

Hoje 27 de Janeiro a Coordenação Geral Base, estará reunida juntamente com os casais da equipe de montagem na residência do casal Adelmo e Cida. 

Parabéns Padre Dário Bossi


O movimento ECVC parabeniza o Padre Dário Bossi, pároco da Paróquia São João Batista (Açailandia -Ma), por mais um ano de vida, e pede que Deus receba as preces de todos que o amam. O movimento Ecvc, agradece também ao apoio recebido sempre que solicitado e pelo carinho que tem mostrado ao movimento. Receba padre Dário o abraço de todos os casais ecevecistas e que Deus o projeta sempre.

sábado, 23 de janeiro de 2010


Hoje 23 de Janeiro, será realizado nossa primeira vigília espirutal da Coordenação Geral, esperamos a presença de todos os casais ecvc. Porque esta é a oportunidade de juntos, agradecer, louvar e pedir perdão a Deus, para que possamos nos fortalecer nesta nossa caminhada. A mesma será realizada na Paróquia de Menino Jesus - Bairro vila Nova.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SIGA-NOS

Hoje a Coordenação Geral Base, estará reunida na residência do Casal Elcias e Dídima (Vice Coordenador), juntamente com a equipe de patrimônio, equipe de apoio social e equipe de tesouraria. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


O ASPECTO ESPIRITUAL DO SOFRIMENTO NO HAITI


A tragédia pode conduzir a uma maior fé em Deus


Por Carl Anderson*
NEW HAVEN, EUA,  janeiro de 2010 (ZENIT.org). – Nos últimos dias, todos nós estivemos horrorizados pelas cenas de morte e destruição no Haiti. Milhões de nós buscam formas de aliviar o sofrimento do povo haitiano. Não há dúvida de que, nos próximos dias, serão pronunciadas milhares de homilias para nos ajudar a compreender porque um Deus de amor pode permitir tamanho sofrimento.

Nos EUA, uma das “explicações” mais controversas veio de um pastor protestante, que sustenta que o Haiti teria sido “amaldiçoado” no momento em que seus fundadores teriam “firmado um pacto com o demônio” para obter a independência da França. Tais comentários, como se pode imaginar, suscitaram uma enorme controvérsia.
No Antigo Testamento há muitos relatos de nações punidas por Deus por pecados como a idolatria e a injustiça, e alguns cristãos continuam a recorrer a estas histórias para explicar eventos mundiais.
Os católicos de hoje, porém, olham numa direção diferente quando buscam compreender como Deus lida com nossa condição de pecadores. Seu olhar não precisa ir além do crucifixo sobre o altar de suas igrejas. Deus ligou-se livre e amavelmente ao sofrimento humano com o sacrifício de Seu Filho na cruz.

Estes evangélicos que citam com tanta freqüência João 3:16 deveriam também lembrar do que diz o versículo seguinte: “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.
A tragédia no Haiti deixará, provavelmente, efeitos de longo prazo, não apenas para aqueles que perderam seus entes queridos, mas para toda uma geração que testemunhou tamanha destruição. É importante que compreendamos o significado profundo do que ocorreu no Haiti.
Muitos informes têm comparado os eventos no Haiti à recente devastação provocada pelo furacão Katrina nos EUA, ou com o terremoto ocorrido na Cidade do México em 1985. Mas a tragédia do Haiti tem probabilidade de provocar um impacto psicológico de longo prazo, tal qual o terremoto ocorrido em Lisboa em 1775. Este último foi seguido de um tsunami e de um grande incêndio que se alastrou por toda a cidade, matando um milhão de pessoas.

A catástrofe ocorrida em Lisboa mudou a forma de pensar de muitos intelectuais influentes do século 18, incluindo Voltaire, Kant e Descartes. O terremoto ocorreu durante a Festa de Todos os Santos num país de maioria católica, o que fez com que muitos cristãos europeus colocassem em dúvida sua própria fé em Deus.
Nos próximos dias, é possível que sejamos testemunhas de um processo similar. Por isso, o Haiti representa hoje um teste para nossa fé e nosso comprometimento com nossos irmãos.
Pensando no Haiti ao longo dessa semana, não pude deixar também de pensar na obra do padre Damião de Molokai, “o apóstolo dos leprosos”, recentemente canonizado por Bento XVI. Há muitos anos, tive a oportunidade de visitar Molokai, no Havaí, e enquanto visitava a paróquia, vi a fotografia de uma anciã tirada nos anos 30. Havia perdido as orelhas, o nariz, os dedos dos pés e das mãos com a lepra. Estava também cega. Mesmo assim, todos os dias, recitava o rosário segurando-o entre os dentes. 

Não muito tempo depois, eu falava com um sacerdote missionário que havia aberto um abrigo para doentes de lepra. Todos os dias, enquanto celebrava a missa, um ancião, também cego devido à doença, dizia durante a oração dos fiéis: “Deus Pai, te agardeço por todas as coisas boas que me concedeu”.
Os filósofos e teólogos continuarão a buscar explicações na tentativa de responder às nossas indagações sobre o sofrimento no mundo. Mas a melhor resposta, no entanto, vem daqueles cujo sofrimento vai além do que somos capazes de imaginar, e ainda assim, são capazes de viver a realidade de que Deus uniu-se a eles em seu sofrimento.
Na homilia pronunciada na missa de canonização de padre Damião, o Papa disse que “Jesus convida seus discípulos a doarem totalmente suas vidas, sem ponderações ou ganhos pessoais, com confiança irrestrita em Deus. Os santos atendem a esse chamado, e se colocam com doce humildade, a seguir Jesus crucificado e assunto aos céus”.
“Sua perfeição, numa lógica de fé que às vezes pode parecer incompreensível, consiste em não colocar mais a si mesmos no centro, mas em optar por andar contra a correnteza, vivendo segundo o Evangelho”.

Esta é a chave para compreender os eventos de Molokai e do Haiti. E será esta a medida de nossa resposta como cristãos.
----------
*Carl Anderson é escritor e cavaleiro supremo da Ordem dos Cavaleiros de Colombo.


AS FAMÍLIAS E A CRISE ECONÔMICA


Um relatório revela a situação do casamento na América do Norte




Por Pe. John Flynn, L.C.
ROMA, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 (ZENIT.org)-. A atual crise econômica pode ter ocasionado um efeito positivo no matrimônio. O divórcio caiu 4% nos Estados Unidos, até 16,9 divórcios por cada 1.000 mulheres casadas, sendo que em anos anteriores havia subido de 16,4 em 2005 para 17,5 em 2007.
Esse é um dos pontos apresentados no relatório anual da situação matrimonial que foi publicada em dezembro no National Mirriage Project, da Universidade da Virgínia, junto com o Center for Marriage and Families of Institute for American Values.

O relatório, intitulado “A Situação de nossos matrimônios na América do Norte 2009: Dinheiro e Casamento”, também confirmou que os americanos estão atrasando o casamento ou renunciando a ele.
Parte dessa queda vem da tendência de adiar o primeiro casamento: a idade média do primeiro casamento passou de 20 anos para as mulheres e de 23 para o sexo masculino para cerca de 26 e 28, respectivamente, em 2007. Outro importante fator foi o aumento da coabitação.
Juntamente com os dados sobre casamentos e divórcios, o relatório continha uma série de ensaios que examinavam as implicações das últimas estatísticas. Considerando o impacto econômico da recessão nos casamentos, o professor de sociologia e diretor do National Marriage Project Bradford Wilcox observou que não é a primeira vez que ocorre uma correlação entre crise econômica e menos divórcios.

A mesma coisa ocorreu na Grande Depressão dos anos 30. O declínio do divórcio é em partes devido a fatores econômicos que simplesmente levam os casais a adiar o divórcio. Há, no entando, outro fator dinâmico mais durável segundo Wilcox. Nas últimas décadas, os americanos veem cada vez mais o casamento como uma união de parceiros ou parceiras de alma. Dessa forma, a intimidade emocional, a satisfação sexual e a felicidade individual passam a ser as aspirações primárias do casamento.
“A recessão nos recorda que o matrimônio é mais que uma relação emocional; o casamento é também uma sociedade econômica e uma rede de segurança social”, comenta Wilcox. Assim, caso ocorra desemprego, ou a possibilidade de duas fontes de renda incentiva muitos casais a ficarem juntos.
Desvantagens

As pressões econômicas também tem suas desvantagens, admitiu Wilcox. As dificuldades econômicas podem trazer consigo alcoolismo, depressão e um aumento de tensões no casamento, que em alguns casos levam ao divórcio. Em geral, a maioria dos casais casados não responderam à crise econômica escolhendo o divórcio.
Wilcox ainda adverte que o impacto da crise econômica poderia ser mais difícil para quem não tem estudo. O desemprego atingiu de forma dura as pessoas sem cursos acadêmicos. Na verdade, mais de 75% dos postos de trabalho perdidos foram concentrados neste grupo.
A informação fornecida em setembro de 2009 pela Oficina de Estatística Laboral mostrava que 4,9% das mulheres e 5% dos homens com formação acadêmica estavam desempregados. Em contraste, entre aqueles com somente ensino médio, 8,6% das mulheres e 11,1% dos homens estavam desempregados.

Wilcox segue citando sobre a pesquisa, que indicava que os maridos são claramente menos felizes nos casamentos e mais propícios a pensar no divórcio, quando suas esposas assumem a tarefa de trazer o pão para casa.
O aumento do desemprego entre as pessoas de classe trabalhadora poderia também ter impacto na situação matrimonial desse grupo sócio-econômico.
Os apêndices estatísticos do relatório proporcionam mais informação sobre essa preocupante tendência. As mulheres com educação universitária estão se casando com uma maior idade que o restante das mulheres. Não só isso, mas a taxa de divórcios entre estas mulheres está relativamente baixa e segue baixando.
“Na verdade, as mulheres universitárias, que uma vez foram líderes da revolução do divórcio, agora têm uma visão mais restrita do divórcio que as mulheres menos instruídas”, diz o relatório.
Por outro lado, entre as mulheres que adiam o casamento até depois dos 30 anos, as que são mais instruídas são as que têm mais probabilidade de ter filhos depois do casamento e não antes.

Essa tendência positiva é compensada pelo fato dos norte-americanos com formação universitária com famílias felizes e estáveis não terem filhos suficientes para substituir a si mesmos. Em 2004, 24% das mulheres de 40 a 44 anos com um diploma universitário não tinham filhos, em comparação com somente 15% daquelas que só tinham o ensino médio.
Reduzir as dívidas

Olhando para o lado positivo, Jeffrey Dew, professor adjunto na Universidade Estadual de Utah, afirmou que a recessão resultou que os norte-americanos coloquem fim à bagunça nos cartões de créditos.
Até dezembro de 2008, os consumidores dos Estados Unidos haviam alcançado os 988 milhões de dólares em dívidas de crédito, mas em 2009 esse número caiu para cerca de 90 milhões de dólares.
Dew citou investigações que indicam que a dívida dos consumidores tem um poderoso papel na erosão da vida matrimonial. Os estudos indicam que os casais recém-casados que fazem dívidas de consumo são menos felizes nos seus casamentos.
Em contrapartida, os casais recém-casados que pagaram suas dívidas de consumo que trouxeram para o casamento ou adquiriram depois de casados têm menos problemas na qualidade do casamento ao longo do tempo.

Um estudo indicou que se um dos cônjuges estava gastando dinheiro descontroladamente aumentava a probabilidade de divórcio em 45% tanto em homens quanto mulheres. Somente as causas de alcoolismo e consumo de drogas estão acima desse motivos anteriores, como causa de divórcios.
O estudo de Drew também fazia uma interessante menção a respeito da vida matrimonial. Os cônjuges materialistas sofrem mais com problemas matrimoniais. Estes casais baseiam muito sua felicidade e sua própria valorização no acúmulo de bens materiais. Assim, quando há problemas econômicos, sofrem vários conflitos em seu casamento.

Dica econômica
Alex Roberts, perito do Institute for Americans Values, citava dados do Ministério de Saúde e Assuntos Sociais que mostram que a atual crise revela, mais uma vez, que existem vantagens econômicas que os casais perdem quando se divorciam.
Roberts afirma que uma família de três membros - dois pais e um filho - precisa ter renda de U$ 18.311 para que seja considerada acima da linha da pobreza. Se os pais se mantiverem em famílias separadas, o total necessário para estar fora do patamar de pobreza é de U$ 25.401.
Dessa forma, se os pais se separam, deverão ganhar U$ 7.090 dólares a mais (um aumento de 39%) para evitar a pobreza. “O casamento consegue gerar enormes economias de escala - especialmente para aqueles com salários baixos”, observou Roberts.

O casamento tem também um efeito positivo na produção de riqueza. Roberts fazia referência às pesquisas dos economistas Joseph Lupton e James P. Smith.
Eles verificaram os salários e as finanças de 7.608 chefes de família entre 1984 e 1989, e descobriram que aqueles que estavam casados gozavam de um aumento em seus ingressos entre 50% e 100% e um aumento patromonial entre 400% e 600%.
Os lares dos que continuavam casados, em média, tinham o dobro do rendimento e quatro vezes mais de patrimônio que os dos divorciados ou daqueles que nunca se casaram.

O que está atrás dessa vantagem dos casados? Roberts dizia que isso se explica em parte pela tendência de se casar das pessoas com maior salário e poupança. Também mostrava que os homens casados trabalham mais e ganham mais que os solteiros.
Os pesquisadores, disse Roberts, descobriram que o casamento se conecta às regras e expectativas de responsabilidade e administração econômica que animam a um sábio uso dos recursos.
Esse efeito não ocorre nas uniões de fato, que é menos provável que atinja tantos recursos ou se sintam motivados a gastar de modo adequado ou poupar.
Não podemos reduzir os casamentos unicamente a um mero benefício econômico, admitiu Roberts, mas é certo que seria vantajoso para a sociedade que houvesse uma apreciação mais clara das vantagens econômicas do casamento. Um ponto ao qual os políticos deveriam prestar atenção.

PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2010

A Diocese de Imperatriz, através do nosso Bispo Dom Gilberto Pastana, nos passou a agenda de Plano Diocesano de Pastoral para o ano de 2010.





O objetivo geral do plano é evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos   missionários, á luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, "para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10)


As prioridades são:
Pastoral de domingo, valorização da eucaristia e visibilidade dos momentos celebrativos da igreja.
Integração e articulação dos grupos, movimentos, pastorais e padres em vista do fortalecimento da Pastoral Social.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hoje, 20 de Janeiro a Coordenação Geral Base, fará sua primeira reunião com o Diretor Espiritual do movimento Pe. Felinto juntamente com os Sub coordenadores. Na oportunidade, será tratado assuntos referente á primeira vigília da Coordenação Geral que será realizada dia 23 próximo (sábado), assim como mini encontros etc.

Assembléia da Sub Regional de Itinga Ma e Itinga Pa

Foi realizado no dia 16 de Janeiro (Sábado), a Assembléia da Sub Regional de Itinga Ma e Itinga Pa. Foi feito a avaliação dos trabalhos realizados pelo movimento ecvc da mesma, assim como as propostas para o ano de 2010. Nesta Assembléia se fez presente os coordenadores de grupos e membros da Sub Coordenação, juntamente com a Coordenação Geral Base do Movimento.


Parabéns aos casais de Itinga Ma/Pa, pelo crescimento, pelo trabalho bem desenvolvido do casal Miguel e Sandra, e desejamos boa sorte ao novo casal Sub Regional Dió e Dadá.

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu ontem, 19 de Janeiro, o filho do casal Airton e Marly, casais participante do grupo Santa Bárbara ( Sub coordenação de Nossa senhora de Fátima).

Á Família, que neste momento tão dificil, não se esqueça de que Deus existe, e que nos prometeu um lugar especial para a eternidade.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010



O movimento ECVC, assim como o mundo inteiro, fica triste, com a morte de Zilda Arns, e com certeza ela jamais será esquecida por nós, por um motivo óbvio: A preocupação e o cuidado que ele teve durante toda sua trajetória, com a "vida"
Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns é irmã do arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Mãe de cinco filhos e viúva desde 1978, dedicou a vida a causas humanas e solidárias.
Fundou a Pastoral da Criança em 1983, organismo de ação social ligado à CNBB, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças pobres e que promove, em função delas, também suas famílias e comunidades.
A Pastoral da Criança atua no Brasil por meio de 261 mil voluntários, que acompanham mais de 1,8 milhão de crianças e 95 mil gestantes, em mais de 42 mil comunidades de 4.066 municípios brasileiros.
O cardeal Evaristo Arns, em nota à imprensa, confirmou que ouviu “emocionado a notícia de que minha caríssima irmã Zilda Arns Neumann sofreu com o bom povo do Haiti o efeito trágico do terremoto”.
“Que nosso Deus, em sua misericórdia, acolha no céu aqueles que na terra lutaram pelas crianças e os desamparados. Não é hora de perder a esperança”, afirma o arcebispo emérito de São Paulo.
Em seu último discurso, que seria proferido ontem em Porto Príncipe, durante a Conferência dos Religiosos do Haiti, Zilda Arns afirmaria que a razão de estar ali era o “forte chamado a difundir no mundo a boa notícia de Jesus”.
“A boa notícia, transformada em ações concretas, é luz e esperança na conquista da Paz nas famílias e nas nações. A construção da Paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no Amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em Fraternidade e corresponsabilidade social.”
“Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas”, escreveu Zilda Arns.
Coordenação Geral Base.


ZP10011303 - 13-01-2010
Permalink: http://www.zenit.org/article-23772?l=portuguese

PAPA FAZ APELO PELAS VÍTIMAS DO TERREMOTO NO HAITI


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 13 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).– Bento XVI fez nesta terça-feira, ao final da audiência geral, um apelo por solidariedade às vitimas do terremoto no Haiti. “Convido todos a unirem-se a minhas orações ao Senhor pelas vítimas desta catástrofe e por aqueles que choram suas perdas”, disse o pontífice.
“Apelo à generosidade de todos, para que não falte aos nossos irmãos e irmãs, neste momento de necessidade, nossa concreta solidariedade e um suporte efetivo por parte da comunidade internacional”, acrescentou.
“A Igreja Católica” – destacou o Papa – “acionará imediatamente suas instituições humanitárias para atender às necessidades mais urgentes da população”.
O terremoto, ocorrido na tarde de 12 de janeiro, teve epicentro próximo à capital Porto Príncipe e atingiu 7 graus na escala Richter, destruindo completamente o centro da cidade, que tem mais de 2 milhões de habitantes.
Dom Bernardito Auza, núncio apostólico no Haiti, disse que a capital “foi totalmente devastada” e que “a catedral, todas as igrejas maiores e todos os seminários foram reduzidos a ruínas”.
Segundo o pároco da catedral, o arcebispo de Porto Príncipe, Dom Joseph Serge Miot, de 63 anos, está entre as vítimas, juntamente com centenas de seminaristas e sacerdotes que ainda estariam sob os escombros.
“O Palácio Nacional está no chão. Nesta manhã, telefonei ao presidente da República para expressar minhas condolências. Sua casa foi completamente destruída e ele só se salvou por que estava fora com a família. Todos os ministérios foram destruídos”, acrescentou o prelado.
“O Parlamento com os senadores, as escolas com as crianças, os supermercados, tudo foi reduzido a nada”.
“Teremos problemas de disponibilidade de água e comida em pouco tempo. Não podemos permanecer no interior das construções porque os tremores ainda não cessaram, por isso estamos acampados nos jardins”, concluiu.

EM DEZ ANOS, 24 MILHÕES DE HOMENS CHINESES NÃO VÃO ENCONTRAR UMA PARCEIRA



Devido às altas taxas de aborto de meninas no país

PEQUIM, quarta-feira 13 janeiro, 2010 (ZENIT.org). - Até o ano de 2020, mais de 24 milhões de homens chineses em idade de se casar não poderão fazê-lo por falta de mulheres.
A constatação foi publicada num relatório da Academia Chinesa de Ciências Sociais, intitulado “A estrutura social da China contemporânea”..
Os abortos seletivos e infanticídios de recém-nascidos do sexo feminino têm tolhido a vida de milhões de meninas, e estão provocando um desequilíbrio na proporção de homens e mulheres da população.
Desde meados da década de 70, existe na China uma política de restringir os nascimentos a um filho por família.
Os abortos seletivos iniciaram-se na década de 80, quando passou a ser possível, por meio de exames ecográficos, identificar o sexo do feto antes de seu nascimento. Já 1982, o desequilíbrio entre as populações masculinas e femininas era de 108 homens para cada 100 mulheres.
Transcorridos dez anos, essa desproporção já era de 111 homens para cada 100 mulheres. Em 2005, a razão registrada era de 119 homens para cada 100 mulheres.
Segundo o relatório, as razões para os desequilíbrios são complexas e variam de região para região. Os abortos seletivos ocorrem sobretudo em áreas rurais, onde a assistência social é precária e os agricultores preferem ter filhos do sexo masculino para o trabalho na lavoura.
Segundo o pesquisador Wang Yuesheng, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, “a oportunidade de se casar será distante para um homem com mais de 40 anos. Isso aumentará sua dependência em relação ao sistema de seguridade social à medida em que envelhece e tem menos recursos próprios", disse o pesquisador chinês.
As dificuldades de se encontrar uma esposa em algumas regiões da China provocam também situações que atentam contra a dignidade da mulher, como matrimônios forçados, exploração da prostituição e até mesmo raptos em países vizinhos.^

BENTO XVI CONVIDA JOVENS A BUSCAREM CRISTO

ZP10011312 - 13-01-2010
Permalink: http://www.zenit.org/article-23781?l=portuguese


Apresenta-lhes o exemplo heroico de Santo Hilário


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- Bento XVI convidou hoje os jovens a buscarem Cristo, no final da primeira audiência geral de 2010.
Ao cumprimentar os milhares de jovens, assim como enfermos e recém-casados presentes na Sala Paulo VI do Vaticano, o pontífice lhes propôs o exemplo de Santo Hilário, bispo de Poitiers, que viveu na França do século IV e foi desterrado durante quatro anos para a Frígia, por defender a divindade de Cristo.
“Que seu exemplo vos apoie, queridos jovens, na constante e valente busca de Cristo”, disse o pontífice.
Entre os presentes, encontravam-se 3.500 estudantes da diocese de Caserta, no sul da Itália.
“Obrigado por vossa presença e pelo vosso compromisso na fé. Vejo e sinto a força da vossa fé”, reconheceu o Papa.
Depois, dirigiu-se aos enfermos, alguns em cadeiras de rodas, para convidá-los a “oferecer vossos sofrimentos para que o Reino de Deus se difunda no mundo inteiro”.
Por último, cumprimentou os recém-casados, alguns presentes com sua roupa de casamento, para pedir-lhes que sejam “testemunhas do amor de Cristo na vida familiar”.

SIGA-NOS

Hoje, 14 de Janeiro a coordenação geral base estará reunida com a equipe de montagem, na residência do casal Adelmo e Ana, onde será programado nossos trabalhos, assim como orientação para palestrantes, mini encontros, visitas aos grupos..


Sábado próximo 16 de janeiro, a coordenação geral base, estará em Itinga Ma. acompanhando a assembléia desta sub regional.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010



Zilda Arns morre em terremoto no Haiti, diz sobrinho

A coordenadora internacional da Pastoral da Criança tinha título de cidadã de São Luís.




RIO - Zilda Arns Neumann morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13), pelo gabinete do senador Flávio José Arns, sobrinho de Zilda, em Curitiba.

Ele acompanhava a missão brasileira que seguia para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns ao G1.

Zilda Arns Neumann tinha 73 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Ela nasceu em Forquilhinha (SC) e morava em Curitiba.

Em 2008, Zilda Arns recebeu o título de cidadã de São Luís concedido pela Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido à frente da Pastoral da Criança, também na Capital



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

HOJE 12 DE JANEIRO SERÁ REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO DE COORDENAÇÃO GERAL DO ANO DE 2010. SERÁ REALIZADA NO SALÃO PAROQUIAL DA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, ÁS 20:00 HORAS.

DEVERÃO FAZER PARTE DESTA REUNIÃO, TODOS OS COORDENADORES DE GRUPO, SUB COORDENADORES E TODA A EQUIPE DE COORDENAÇÃO GERAL.

AGUARDAMOS TODOS.

CASAIS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JANEIRO

500_bolo_de_casamento.jpg image by rslonik

O MOVIMENTO ECVC PARABENIZA A TODOS OS CASAIS COORDENADORES E EQUIPES DE COORDENAÇÃO GERAL QUE FAZEM ANIVERSÁRIO EM JANEIRO.


DIA 03 CASAL ROGÉRIO E CLEUZA ( FAZEM PARTE DA EQUIPE DE PATRIMÔNIO)
SUB COORDENAÇÃO DE PERPETUO SOCORRO

DIA 06 CASAL EMANOEL E IRAILDE (COORDENADORES DO GRUPO FRANCISCANO)
SUB COORDENAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

DIA 10 CASAL JOACI E JECY (COORDENADORES DO GRUPO DOM AFFONSO)
SUB COORDENAÇÃO DE SANTA CRUZ

DIA 13 CASAL CARLOS E CONSOLAÇÃO ( COORDENADORES DO GRUPO CRISTO SALVADOR II)
SUB COORDENAÇÃO DE CRISTO SALVAADOR

DIA 14 CASAL CHICO DIAS E NEGUINHA ( FAZEM PARTE DA EQUIPE DE COMUNICAÇÃO)
SUB COORDENAÇÃO DE CRISTO SALVADOR

DIA 22 CASAL MARCOS E CLAUDIANE (COORDENADORES DO GRUPO SÃO MIGUEL)
SUB COORDENAÇÃO DE CRISTO SALVADOR

DIA 23 CASAL ANICETO E DALILA (FAZEM PARTE DA EQUIPE DE PARIMONIO)
SUB COORDENAÇÃO DE SANTA CRUZ

DIA 30 CASAL PAULO E TERCIA ( COORDENADORES DO GRUPO CAPUCHINHO)
SUB COORDENAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

A ESTES CASAIS A COORDENAÇÃO GERAL PARABENIZA, E DESEJA QUE "DEUS" SEJA SEMPRE O ORIENTADOR E O EXEMPLO A SER SEGUIDO POR TODOS.

PEDIMOS A INTERSEÇÃO DE NOSSA MÃE "MARIA", PARA QUE POSSA SE FAZER PRESENTE SEMPRE NO LAR DESTES CASAIS.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

NOTICIAS DO VATICANO


BENTO XVI: RESPEITO À CRIAÇÃO EXIGE RESPEITO À VIDA HUMANA





“A terra é capaz de alimentar suficientemente todos os seus habitantes”, afirma o Papa



Por Inma Álvarez
CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- A proteção do meio ambiente não pode se opor à da vida humana: foi o que afirmou hoje Bento XVI, em seu tradicional discurso ao Corpo Diplomático, realizado na Sala Régia do Palácio Apostólico Vaticano.
O Papa centrou seu discurso na questão da degradação do meio ambiente, em linha com sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1º de janeiro, sublinhando que tal degradação tem causas morais, na vigente “mentalidade egoísta e materialista corrente, esquecida dos limites inerentes a toda a criatura”.
Sublinhando que tal mentalidade também ameaça a criação, o pontífice mostrou sua grande preocupação pelas “resistências de ordem econômica e política na luta contra a degradação do ambiente”, que foram constatadas na Cúpula de Copenhague no último mês de dezembro.
Neste sentido, rebateu energicamente a ideia que ressoou em tal cúpula, de utilizar o controle populacional como suposta solução para os problemas ambientais.
“Se se quer construir uma paz verdadeira, como se poderia separar ou mesmo contrapor a proteção do ambiente e a da vida humana, incluindo a vida antes de nascer?”, perguntou-se.
O Papa advertiu que é “no respeito da pessoa humana por ela mesma que se manifesta o seu sentido da responsabilidade pela criação. Porque, como ensina São Tomás de Aquino, o homem representa o que há de mais nobre no universo”.
Além disso, sublinhou, recordando seu discurso na FAO na Cúpula Mundial sobre a Segurança Alimentar (16 de novembro), que “a terra é capaz de alimentar suficientemente todos os seus habitantes” desde que “o egoísmo não leve ao açambarcamento por alguns dos bens destinados a todos”.
Neste sentido, mostrou sua esperança de que, nas próximas cúpulas de Bonn e do México sobre o meio ambiente, seja possível chegar a um acordo nos âmbitos econômico e político, “para enfrentar esta questão de maneira eficaz”.
“Trata-se de uma aposta tanto mais importante quanto em jogo está o próprio destino de algumas nações, nomeadamente alguns Estados insulares.”
Por outro lado, sublinhou que a degradação do meio ambiente supõe um problema de grande complexidade.
“As criaturas são diferentes umas das outras e podem ser protegidas ou, pelo contrário, colocadas em perigo de diversas maneiras”.
Neste sentido, denunciou que “um destes ataques provém das leis ou dos projetos que, em nome da luta contra a discriminação, atentam contra o fundamento biológico da diferença entre os sexos”.
“A liberdade – sublinhou o Papa – não pode ser absoluta, porque o homem não é Deus, mas imagem de Deus, sua criatura.”
“Para o homem, o caminho a seguir não pode ser fixado pelo que é arbitrário ou apetecível, mas deve, antes, consistir na correspondência à estrutura querida pelo Criador”, concluiu

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NOSSAS ATIVIDADES

Dia 05 de Janeiro a coordenação geral base, juntamente com a equipe de espiritualidade, estiveram reunidos na residência do casal Waldeci e Expedita, organizando a primeira reunião da nova coordenação e a vigília que será realizada ainda no mês de janeiro (dia 23-Paróquia de Menino jesus)




Dia 06 de janeiro a coordenação geral base reuniu-se com a equipe de tesouraria na residência do casal Messias e Meire, para fazer prestação de contas e organizar a mesma.


hoje 07 de janeiro será realizado uma reunião na Paróquia de Menino Jesus, com os sub coordenadores de Menino Jesus, Santa cruz, Santo antonio, Nova Vitória, juntamente com a equipe de espiritualidade e coordenação geral base.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PRIMEIRAS REUNIÕES DE 2010


Dia 12 de Janeiro será realizado a primeira reunião de coordenação geral, no salão paroquial da Catedral de Nossa Senhora de Fátima, com inicio as 20:00. Será realizada com todos os novos coordenadores de grupo, com os sub coordenadores, e coordenação geral com todas as equipes. Contamos com a presença de todos, e os aguardamos com muito entusiasmo, afinal de contas estaremos planejando juntos nossas metas para 2010.
Na oportunidade será apresentada a agenda 2010.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


FELIZ ANO NOVO PARA TODOS

ESTIVEMOS, MEIO QUE DE FÉRIAS POR UNS DIAS. ACABAMOS POR NÃO POSTAR NENHUMA NOVIDADE. MAS JÁ ESTAMOS NA ATIVA, E DESEJAMOS A TODOS OS MEMBROS DO ECVC UM ANO NOVO CHEIO DE FELICIDADES, SORTE, PAZ, AMOR...

... APROVEITAMOS, HOJE PARA PARABENIZAR AO NOSSO  DIRETOR ESPIRITUAL PE. FELINTO ELÍSIO, PELOS 31 ANOS DE VIDA SACERDOTAL, COMPLETADO DIA 24 DE DEZEMBRO. QUEREMOS DIZER A ELE, QUE SOMOS ETERNAMENTE GRATOS PELO APÓIO E TODO O EMPENHO PRESTADO AO MOVIMENTO ECVC. PEDIMOS A DEUS ATRAVÉS DE NOSSAS ORAÇÕES, MUITA SAÚDE, PARA QUE ELE POSSA CONTINUAR SEMPRE FELIZ, ANIMADO, DISPOSTO E PRESTATIVO COMO COMO SEMPRE FOI. QUE DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO PE. FELINTO.