quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


ZP10011303 - 13-01-2010
Permalink: http://www.zenit.org/article-23772?l=portuguese

PAPA FAZ APELO PELAS VÍTIMAS DO TERREMOTO NO HAITI


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 13 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).– Bento XVI fez nesta terça-feira, ao final da audiência geral, um apelo por solidariedade às vitimas do terremoto no Haiti. “Convido todos a unirem-se a minhas orações ao Senhor pelas vítimas desta catástrofe e por aqueles que choram suas perdas”, disse o pontífice.
“Apelo à generosidade de todos, para que não falte aos nossos irmãos e irmãs, neste momento de necessidade, nossa concreta solidariedade e um suporte efetivo por parte da comunidade internacional”, acrescentou.
“A Igreja Católica” – destacou o Papa – “acionará imediatamente suas instituições humanitárias para atender às necessidades mais urgentes da população”.
O terremoto, ocorrido na tarde de 12 de janeiro, teve epicentro próximo à capital Porto Príncipe e atingiu 7 graus na escala Richter, destruindo completamente o centro da cidade, que tem mais de 2 milhões de habitantes.
Dom Bernardito Auza, núncio apostólico no Haiti, disse que a capital “foi totalmente devastada” e que “a catedral, todas as igrejas maiores e todos os seminários foram reduzidos a ruínas”.
Segundo o pároco da catedral, o arcebispo de Porto Príncipe, Dom Joseph Serge Miot, de 63 anos, está entre as vítimas, juntamente com centenas de seminaristas e sacerdotes que ainda estariam sob os escombros.
“O Palácio Nacional está no chão. Nesta manhã, telefonei ao presidente da República para expressar minhas condolências. Sua casa foi completamente destruída e ele só se salvou por que estava fora com a família. Todos os ministérios foram destruídos”, acrescentou o prelado.
“O Parlamento com os senadores, as escolas com as crianças, os supermercados, tudo foi reduzido a nada”.
“Teremos problemas de disponibilidade de água e comida em pouco tempo. Não podemos permanecer no interior das construções porque os tremores ainda não cessaram, por isso estamos acampados nos jardins”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário