segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Começam os festejos em honra
a São Francisco de Assis
 
Começou dia 25, com a celebração da Missa dos Enfermos, o festejo de São Francisco de Assis, com o tema “Francisco, irmão universal”

Frei Domingos Marques, da paróquia de São Francisco, explica a visão do santo. “Francisco considerava que todas as criaturas eram irmãs. Ele se considerava pequeno diante da majestade, diante da grandeza da obra de Deus, e a todas as outras criaturas, animadas e inanimadas, ele chamava de irmãs”, detalhou.


Este ano, o evento conta com a participação do frei João Santiago, de Marabá, Pará. O frei, que fez curso de Franciscanismo na Itália, irá tratar de temas como: o cuidado com o meio ambiente; Franciscanismo e serviço da Igreja; São Francisco, homem promotor do perdão e o Espírito Santo e São Francisco.

O festejo tem duração de dez dias, encerrando-se no próximo dia 4. Nos primeiros dias será realizada a novena. Os fiéis irão participar de orações e celebrações durante os nove dias iniciais (25 de setembro a 3 de outubro) e, somente no último dia de festejo, será realizada a festa de São Francisco. Todos os dias grupos católicos irão apresentar-se no pátio, à frente da paróquia, onde também terão brinquedos e a praça de alimentação
.
No último dia (4), pela manhã, será feita a bênção das criaturas, onde são abençoadas plantas, veículos, animais, etc. Às 18h, será realizada a procissão, que seguirá por algumas ruas próximas à paróquia. Depois, os fiéis retornam à matriz, onde participam da missa de encerramento do festejo que, este ano, será realizada por dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz.   

Show de Prêmios
No penúltimo dia do festejo (3), acontece o sorteio do Show de Prêmios, no cruzamento das ruas Pernambuco e Luís Domingues. Este ano, os prêmios são: uma cozinha de aço, uma máquina de lavar de 11 Kg, um notebook, uma TV de LCD 42 polegadas e uma moto Broz.
Todos os prêmios foram doados e a arrecadação do sorteio será investida na climatização do ginásio da paróquia e em ajustes na cobertura do centro pastoral.   

 São Francisco de Assis
Acredita-se que São Francisco tenha nascido no dia 5 de julho de 1182 (não se sabe ao certo), na cidade de Assis, na Itália. Era filho de um rico e próspero comerciante de tecidos, o que lhe permitiu uma juventude de luxo e prazeres, mas Francisco queria mais.

Em busca de fama, o jovem entrou para o exército mas, em uma das guerras de que participou, caiu prisioneiro. As condições insalubres da prisão e o frio do inverno lhe causaram uma grave doença que, juntamente com a humilhação do cativeiro, causaram grandes transformações em Francisco. Seu primeiro ato de generosidade foi doar suas ricas roupas e sua cara armadura a um amigo mais pobre.
Francisco passou a viver em meditação e contemplação. Em Roma, fez sua primeira experiência de vida na pobreza. Mais tarde, o santo vendeu a loja do pai e deu o dinheiro para a reconstrução da capela de São Damião.
No ano de 1224, durante uma meditação, Francisco passou pelo milagre da estigmatização, quando chagas, semelhantes as de Cristo, se abriram em suas mãos e pés. Sua saúde, já debilitada, piorou após o episódio e o santo acabou por falecer em 3 de outubro de 1226, sendo canonizado dois anos depois, no dia 6 de junho, pelo papa Gregório IX. 
fonte: Jornal o Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário