quinta-feira, 1 de abril de 2010

MISSA DO CRISMA


Estamos nessa semana inseridos de modo particular no grande mistério da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor, que por nós se dá em sacrifício, para nossa salvação eterna.


Dentro desta semana chamada Santa, por seu grande conteúdo celebrativo, encontramos a chamada Missa do Crisma.
Nesta Eucaristia celebramos o Ungido e a Unção, Cristo e o Espírito. É do sacerdócio de Cristo, ungido pelo Espírito Santo, que nos vem toda a graça da libertação, da força, da saúde, da santidade.
 Na Liturgia Sacramental da Igreja esta ação recriadora é simbolizada pelos Santos óleos.


Por isso hoje a oração da Igreja invoca o Espírito Santo para que faça dos santos óleos que lhe apresentamos o sinal sensível da sua presença e o instrumento eficaz da sua ação santificadora.




Na celebração eucarística de hoje (01-Abril), o nosso Bispo diocesano Dom Gilberto Pastana reuniu-se em celebração na Catedral Nossa Senhora de Fátima com todo o seu clero para celebrarem juntos o divino dom do sacerdócio.
A missa do Crisma exprime um grande riqueza em seu conteúdo, pois evidencia o clima de uma verdadeira festa do sacerdócio ministerial, que nos é dado por Cristo, para que por meio deles, dos sacerdotes, pudéssemos nos aproximar do grande mistério de amor que é a doação de Cristo por nós através dos divinos sacramentos, em especial da santa Eucaristia.
Nesta liturgia eucarística, os sacerdotes junto ao nosso bispo diocesano prestam seu respeito e obediência, e renovam diante dele suas promessas feitas no dia da ordenação.








Renovaram seu desejo de viverem seu sacerdócio por amor a Cristo e por amor à Igreja, que os constituiu pastores do rebanho, do qual Cristo é o Sumo e Eterno Pastor.





Também foi realizado nessa celebração eucarística a benção dos óleos. Dom Gilberto consagrou o óleo do crisma, que será usado para os sacramentos do crisma, do batismo e nas ordenações.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário