sexta-feira, 9 de abril de 2010

GRUPÃO DE ABRIL - SUB COORDENAÇÃO DE PERPETUO SOCORRO

Ontem 08 de abril, foi realizado mais um GRUPÃO, este sob responsabilidade da sub coordenação de Perpetuo Socorro. 

O tema foi: "Ressuscitar é levar vida nova para a família".


Nosso Bispo Dom Gilberto, foi o palestrante da noite e nos presenteou com uma belíssima reflexão sobre o tema.


Segundo Dom Gilberto, existe diversas formas de facilitar a convivência. Ele nos falou que: 

"Embora exista uma crença bastante arraigada de basear a felicidade ou infelicidade de uma vida em comum ou questões relacionadas fundamentalmente com a compatibilidade e incompatibilidade dos cônjuges, as investigações e os estudos realizados para contrastar esta hipótese, mostra que o sucesso de uma relação não se fundamenta tanto nas semelhanças e diferenças entre os cônjuges, mas em como são administradas as diferenças que surgem".  

Dom Gilberto nos falou que, na convivência cotidiana pode se colocar em andamento dinâmicas que vão enriquecer e garantir a relação, perante outras que vão miná-la e deteriorá-la. 

Dentro destas dinâmicas, a comunicação, o cuidado mútuo e a reflexão pessoal ocupam lugares preferenciais na vida a dois.

Foram estas suas frases de destaque:
SOBRE DIÁLOGO:
"O diálogo, nas primeiras fases do namoro desempenha um papel fundamental na experiência de se conhecer, algumas vezes acupa um lugar secundário quando o casal começa a conviver.

 A rotina e as necessidades do dia-a-dia fazem com que se vá deixando e lado estes momentos em que os dois integrante do casal compartilham suas experiências, sejam elas relevante ou triviais. 
...Faz-se necessário, portanto que o casal procure e reserve determinados momentos para que um se dedique ao outro sem interrupções".

SOBRE O CUIDADO MÚTUO:

" Qualquer relação se depara, com o passar do tempo, com uma diminuição do valor gratificante daquelas atividade que no começo, eram vividas como prazerosas. O fenômeno responsável por essa situação é o hábito.


Na medida em que um casal não altera seu repertório para competir com o desgaste e se aferra ás suas rotinas iniciais, suas interações irão, progressivamente, tornando-se aborrecidas e monótonas. Isso afetará qualquer área da relação, que pode ser a troca de informações, as atividades lúdicas ou as relações sexuais.

Uma vida conjugal satisfatória conduz a uma busca de atividades que possam ser compartilhadas de modo satisfatório pelos dois cônjuges, que possibilitem momentos de diversão, descanso e prazer".

SOBRE A REFLEXÃO PESSOAL:

A vida a dois pressupõe a adaptação de duas individualidades de modo que as duas estabeleçam uma convivência satisfatória. Nesse processo de construção, é conveniente que cada membro dedique algum tempo a avaliar, de modo individualizado, a sua maneira de agir, suas reações e seus sentimentos diante do comportamento do outro, o que espera do cônjuge, o que está proporcionando á relação, para que a partir desse exame possam obter alguma revelação que proporcione luz e sirvam de ajuda no processo de construir a relação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário