Representante do Vaticano no
Brasil desembarca em Imperatriz
Dom Lorenzo Baldisseri passa pela cidade rumo a Araguaína
O Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, passou ontem (27) por Imperatriz, rumo a Araguaína, no Tocantins. O religioso foi recebido na cidade pelo pároco de Santa Teresa D’Ávila, padre Raimundo Nonato, e pelo bispo da Diocese de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo.
Dom Lorenzo é o representante do Vaticano no Brasil. Em sua visita à cidade tocantinense, o Núncio irá abençoar e inaugurar o Seminário Menor Propedêutico Dom Corona, construído em Araguaína. Além disso, ele também deve visitar as paróquias da cidade.
É a primeira vez que um Núncio visita a Diocese de Tocantinópolis, que ainda não tinha Seminário próprio. Dom Lorenzo destacou a importância desse passo para a religiosidade na região. "É importante que uma Diocese tenha o próprio seminário. Tocantinópolis não tinha. Enviava seus seminaristas para outra Dioceses. Eu encorajava muito o bispo para que ele pudesse ter esse seminário. Quero também, com a minha presença, dar um impulso ainda maior para isso", declarou o Núncio.
Dom Lorenzo chegou a Imperatriz por volta das 13h30 e, uma hora depois, embarcou para Araguaína, onde permanece até amanhã. Lá, o Núncio celebrou missa de Ação de Graças pela inauguração do Seminário, na paróquia São Sebastião.
Hoje, o religioso vai abençoar e inaugurar o novo seminário, às 8h30. Depois disso, dom Lorenzo ainda deve visitar o hospital Dom Orione e as paróquias da cidade. À noite, às 19h30, o Núncio irá proferir palestra sobre o Acordo Brasil Santa Sé, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione.
Amanhã, dom Lorenzo retorna a Brasília via Palmas.
Seminário - O seminário tem capacidade de acomodar cerca de 20 seminaristas. Seis devem ir para lá logo após a sua inauguração.
O seminário começou a ser construído em 2007, motivado pela proposta de criação da Diocese de Araguaína. Segundo o bispo da Diocese de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo, o projeto da nova Diocese é antigo. "Na verdade, este é um projeto já antigo, tem mais de 20 anos. Nós vamos conversar com o Núncio, ele vai olhar a realidade, ver se realmente é o caminho para o momento ou se devemos esperar um pouco mais", declarou.
No ano passado, as famílias de Rosalba e Flávio Quinta (in memorian), Janete e Ernandes Candido Oliveira, Vânia e Reno Graziane e Vânia e João Batista organizaram, juntamente com mais de 70 voluntários, no mês de maio, o maior evento beneficente religioso do Tocantins, o Show da Família - O Iluminar, do Padre Fábio de Melo. O evento reuniu mais de dez mil pessoas no estacionamento do Mirandão.
FONTE OPROGRESSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário