terça-feira, 5 de outubro de 2010

SEMANA NACIONAL DA VIDA 2010 FALA SOBRE “VIDA, ECOLOGIA HUMANA E MEIO AMBIENTE”


BRASÍLIA, terça-feira, 5 de outubro de 2010 (ZENIT.org) - Na sexta-feira, dia 1º, começaram as celebrações, em todo o país, da Semana Nacional da Vida 2010, que se estende até o próximo dia 7.
Instituída em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB, esse evento propõe que as dioceses desenvolvam atividades que visem a luta em favor da vida, em suas múltiplas dimensões e de diversas formas. Este ano, o tema discutido é "Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente".
"A declaração sobre exigências éticas em defesa da vida, fruto da Assembleia Geral da CNBB, conclama toda a Igreja a refletir, em profundidade, através de celebrações, cursos, encontros e seminários, sobre o valor da vida em todas as suas dimensões" disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB e arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes.
Segundo a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, responsável pela Semana Nacional da Vida, o tema foi escolhido a partir das reflexões da Carta Encíclica Centesimus Annus, escrita pelo papa João Paulo II. Neste documento, é citada a importância da ecologia humana. O papa Bento XVI, também refletiu sobre o assunto, na mensagem para o dia Mundial da Paz, em 2007. "A destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra, são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento", escreveu o Papa.
Após a Semana Nacional da Vida, no dia 8 de outubro, é celebrado ainda o Dia do Nascituro. "A vida humana começa na fecundação, na concepção, no encontro do óvulo com o espermatozóide. O prodígio da vida é admirável, causa assombro, gratidão e reverência. Uma vez concebido, o ser humano tem direito à vida, aos cuidados de todos. Este ser humano tem o direito de nascer", afirma dom Orlando, em um artigo publicado no site da Pastoral Familiar.
O presidente do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e bispo de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp, fez um convite aos fieis para a celebração da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro. "Cada Comunidade, cada Pastoral, cada Movimento, cada Associação, cada Organismo, enfim, todos são convidados a entrar no movimento em defesa da vida, participando de debates e reflexões, pondo a própria criatividade a serviço da vida", declarou dom Nelson.
Outras informações a respeito da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro acesse o site da Pastoral Familiar, no endereço: www.cnpf.org.br.
(Com CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário