segunda-feira, 30 de novembro de 2009
FESTEJO EM HONRA A NOSSA SENHORA DA CONCEÇÃO
A paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Rua Santo Cristo esquina com Rua Sergipe no bairro Nova Imperatriz. Os casais do movimento ECVC que faz parte desta paróquia convida a todos para participar juntos esta festa tão bonita. Os mesmo fazem parte da Subcoordenação de Perpetuo Socorro.
O tema será "Com Maria, justiça e paz para a Amazônia"
Haverá Celebração da Santa Missa todos os dias a partir das 19 horas
No pátio terá comidas típicas, leilões e música ao vivo.
Dez Mandamentos para uma boa Coordenação de Grupos
Coloco á disposição neste blog os dez mandamentos para uma boa coordenação. Vale a pena a leitura, principalmente para os casais que foram eleitos e serão coordenadores pela primeira vez.
O autor deste decálogo é Pe Jorge Boram de Minas gerais.
1. Ter visão do objetivo do grupo.
2. Entender a metodologia
Tem uma metodologia de trabalho que faz com que os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto. Não é imediatista. É paciente. Entende que o processo de reflexão/ação, teoria/práxis é um processo lento.
3. Saber conduzir uma reunião
O coordenador deve cuidar para que o grupo não se desvie do tema da reunião, para não desperdiçar tempo. Ele/ela faz um trabalho de procura tirar as idéias dos participantes, levando-os a descobrir os melhores caminhos e a tirar as suas próprias conclusões.
Ele/ela aprendeu a arte de fazer perguntas, como Jesus fazia. Muitas vezes, nos Evangelhos, Jesus fazia questão de não dar uma solução pronta, mas devolvia a pergunta aos seus interrogados, para que pudessem descobrir por si. O coordenador sabe manter silêncio, mesmo quando enxerga as soluções que não são percebidas pelos outros. Assim, ele/ela não mata a discussão. Guarda os 'cartuchos' para o fim, falando depois dos outros.
Normalmente ele/ela deve ter uma visão mais ampla do que os outros elementos do grupo e, portanto, tem um cabide na cabeça para pendurar as perguntas que despertam para uma consciência critica. O cabide o ajuda também a devolver aos participantes as sua próprias idéias, de maneira sistematizada e sintetizada, para que o grupo possa dar um passo adiante. Para facilitar este trabalho, o coordenador anota palavras ou frases que fazem lembrar as idéias mais importantes que surgiram no grupo. O coordenador também deve usar dinâmicas variadas.
4. Ser bom cobrador
Uma das funções principais do coordenador é a de cobrar funções e ações decididas pelo grupo, e não fazer as coisas que os outros podem fazer. A cobrança desperta o senso de responsabilidade e faz com que os casai levem a sério as decisões que eles mesmos tomaram. Valoriza os passos dados.
5. Saber controlar o tempo
O coordenador cronometra antes as diferentes partes da reunião e procurar seguir a risca essa divisão do tempo. Deve-se prorrogar o tempo só quando o grupo todo pedir.
O coordenador dá exemplo de pontualidade. A reunião deve começar na hora marcada, mesmo com a presença de dois ou três membros. A falta de pontualidade é um desrespeito para com os outros. A insistência na pontualidade cria um ambiente de seriedade e responsabilidade. Caso o coordenador não possa comparecer, precisa indicar um substituto.
6. Ter boa capacidade de organização
O coordenador deve ter a capacidade de organizar bem o grupo para que haja planejamento, acompanhamento e avaliação crítica, mas sem cair num sistema burocrático. Ele nunca trabalha sozinho, mas sempre em equipe: As decisões são tomadas em conjunto, as funções são distribuídas e cobradas. A avaliação deve ser preparada para que não se fique no geral, para que se possa chegar a decisões concretas e sentir o avanço do grupo. Não cai no erro de queimar etapas e tem bom senso e paciência histórica.
7. Saber despertar novas lideranças
O coordenador deve ter a capacidade de colocar o casal na função certa. Precisa desenvolver a capacidade de perceber os diferentes talentos dos casais do seu grupo e colocá-los em situações onde possam desenvolver seus talentos e, assim despertar novas lideranças.
8. Dar testemunho de vida coerente
Ele arrasta os outros mais pelo exemplo de vida que pelos conhecimentos teóricos, não aceitando ditado popular: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Trata-se de alguém que entende que a preparação mais importante para coordenar um grupo deve acontecer dentro dele mesmo. Deve estar em sintonia com ele mesmo para saber porque fala e faz certas coisas. Com auto-conhecimento que adquire, através de uma interiorização constante, tem mais capacidade de aceitar os outros como são.
9. Ter empatia
O coordenador deve ter empatia para com os membros do grupo. Deve sentir quando alguns estão deixados de lado e não estão participando Os casais vão se interessar pelo grupo na medida em que participarem e se sentirem valorizados. Quando o coordenador não tem essa sensibilidade, domina demais o grupo e dá uma de 'professor' na reunião.
Os bate-papos informais antes da reunião são muito importantes. Quando o coordenador quer realmente bem ao grupo e se interessa por ele, o grupo caminha.
10. Ser entusiasmado
O coordenador deve ser uma pessoa animada para que o grupo também se entusiasme. O entusiasmo é como uma doença contagiosa. Quem entra em contato com ele, pega. O contrário também é verdade. Um coordenador desanimado e negativo é como um coveiro cavando a cova para o seu grupo.
MOTIVAÇÃO
A CONQUISTA DO SUCESSO
Por Regiane Moura MendonçaSucesso... O que é sucesso?
O sucesso é algo que não se ganha, ele é conquistado quando a sinceridade, humildade e perseverança mora dentro de nós.
No dicionário, temos como significado conclusão, resultado bom, acontecimento de grande êxito ou artista de grande popularidade. Mas sucesso é muito mais que isso.
Normalmente vemos a palavra sucesso ser muito associada à fama. Então apenas os famosos têm sucesso?
O sucesso também não é uma herança genética. Essa história de "filho de peixe, peixinho é" não é regra.
A interpretação de sucesso vai muito além de simples palavras e histórias.
Ninguém ganha sucesso. Ele é conquistado. E essa conquista é fruto de uma busca constante. A busca pelo sucesso deve vir de dentro da pessoa.
A conquista do sucesso é conseqüência de atos bem feitos. Pode ser em várias áreas, como pessoal e profissional, que são áreas onde a busca pelo sucesso é maior.
Ao se decidir buscar o sucesso, a primeira etapa já está ganha, pois isso já faz seus atos serem mais corretos e melhores.
Como tudo o que acontece atualmente, vemos pessoas conquistando o sucesso de forma ilícita. No entanto, esse sucesso é passageiro.
A pessoa que conquista o sucesso de forma natural, não faz sacrifícios. E quanto mais natural a busca, mais longo será seu sucesso.
Para iniciar essa busca, primeiramente é preciso definir seus princípios e objetivos. Então, se você quiser conquistar o sucesso, busque-o primeiro dentro de você, para depois mostrá-lo ao mundo!
Assembléia ECVC e Orientação para Coordenadores de Grupo e Subcoordenadores
Assembléia ECVC e Orientação para Coordenadores de Grupo e Subcoordenadores
Assembléia ECVC e Orientação para Coordenadores de Grupo e Subcoordenadores
Assembléia ECVC e Orientação para Coordenadores de Grupo e Subcoordenadores
Assembléia ECVC e Orientação para Coordenadores de Grupo e Subcoordenadores
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
AVISOS:
O ínicio de nossos trabalhos será as 14:oohs.
No domingo 29 será realizado a orientação para coordenadores de grupos e sub coordenadores, iniciando as 07:oohs.
Juntamente com as equipes de Imperatriz, estarão presentes os coordenadores e sub das cidades de Buriticupú-Ma, Itinga-Pa, Itinga-Ma, Açailandia-Ma.
Aguardamos a presença de todos.
Atenciosamente:
Adelmo E Cida
O QUE É EVANGELIZAR?
O QUE É EVANGELIZAÇÃO
Deus criou o homem, deu-lhe inteligência para distingüir o bem do mal, o certo do errado, e liberdade para decidir segundo os ditames da sua consciência(livre arbítrio) Mas o homem caiu no pecado, desobedecendo a Deus(Gn, 3, 1-24). Deus, que é amor, quer salvar o homem do pecado, mas não pode fazê-lo sem que este mostre vontade em ser salvo, pois se assim o fizesse estaria ferindo o princípio do livre arbítrio, despersonalizando e transformando o homem num robô. Assim, Deus que criou o homem sozinho, não pode salvá-lo sozinho: precisa do homem para salvar o homem.
Deus então, não querendo que o ser criado à sua semelhança se perca, concebeu um plano de salvação para o homem : mostrar-lhe o que é pecado e o modo de fugir dele para ganhar o Reino dos Ceus, um lugar onde só reina a justiça, o amor e a fraternidade.
Deus sempre se utilizou do próprio homem para levar a todos o seu plano de salvação, inclusive o seu filho, Jesus Cristo:
" Muitas vezes e de diversos modos outrora falou
Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente
nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro uni-
sal, pelo qual criou todas as coisas" (Hb 1, 1-2)
"É necessário que eu anuncie a boa nova do
Reino de Deus, pois essa é a minha missão".(Lc 4, 43)
Concluída a sua missão na Terra, Jesus a entregou a seus discípulos, os evangelizadores por Ele formados na escola da vida, para que dessem continuação à sua missão: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" ( Mc 16,15)
Os apóstolos, com a sua pregação verbal e mediante cartas, transmitiram a muitos homens e mulheres o que haviam aprendido através das obras e palavras de Cristo e o que o Espírito Santo lhes ensinou.
Como Jesus Cristo, os apóstolos andaram de cidade em cidade a anunciar a realização das promessas de Deus, e entendiam que essa é uma obrigação de todo filho de Deus. Como disse Paulo: "Não tenho de fato, de gloriar-me se eu anuncio o Evangelho; é um dever este que me incumbe, e ai de mim se eu não pregasse, pois Deus me escolheu e me impôs este dever sagrado, e assim não tenho escolha"(1 Co 9,16-17).
Para a missão de evangelizar Jesus enviou os apóstolos e envia a igreja; esta, por sua vez, envia a todos nós.
Trascrevemos, a seguir, algumas definições de evangelização, constantes do livro "Curso de Formação de Evangelizadores Diocesanos e Paroquiais"- 9ª edição.
Evangelização é proclamar e testemunhar com o poder do Espírito Santo a Jesus, verbo encarnado, morto na cruz, ressuscitado e vivo, como único salvador de todo o homem e de todos os homens, como Senhor Universal; de uma maneira jubilosa que edifique a Igreja e construa o Reino de justiça, alegria e paz, fazendo com que Jesus Cristo seja amado, seguido e obedecido no mundo inteiro;
Evangelização é transformar, renovar, com o fluxo da Boa Nova, a humanidade; é converter a consciência pessoal e coletiva dos homens, as atividades em que eles estão comprometidos, sua vida e ambientes concretos;
Evangelizar é proclamar- através de cada católico- que Jesus Cristo é o único salvador da humanidade;
Evangelizar é, em primeiro lugar, dar testemunho, de maneira simples e direta, de Deus revelado por Jesus Cristo;
Evangelizar é revelar ao homem o mistério da salvação. É um ato de fé e de amor;
Evangelizar é você despertar a pessoa para Jesus, é fazer com que a pessoa descubra Jesus;
Evangelizar é ter Deus no coração e levá-Lo ao coração das outras pessoas(Madre Tereza de Calcutá)
Evangelizar é prestar ao mundo o serviço da salvação( Papa João Paulo II). Não é apenas levar ao homem uma mensagem, a mensagem da salvação, porque o homem que desperta com a mensagem corre o risco de adormecer de novo. O evangelizador leva a mensagem, mas além disso tem a responsabilidade de acompanhar as pessoas a quem evangelizou; levá-las a freqüentar a Igreja, a participar das atividades pastorais da sua Paróquia, a tomar gosto pela oração e a ler a Bíblia com freqüencia, caso contrário elas podem voltar ao estado primitivo. A evangelização supõe, pois, um acompanhamento, um esforço para atingir as pessoas de uma maneira mais profunda. Isso supõe abnegação, sacrifício. Mas essa abnegação e esse sacrifício não são causa de sofrimento mas de grande alegria para aqueles que optaram por seguir Jesus, que escolheram Jesus como Senhor e entregaram a vida a Ele.
Todos os evangelizadores devem lembrar, sempre, que quem leva a palavra de Deus às pessoas é o próprio Deus. Nós somos apenas o canal, o instrumento a seu serviço. Um serviço da salvação, que nasce da iniciativa de Deus, desce até o homem e faz este homem voltar-se para Deus. É um serviço ao homem, às suas necessidades espirituais e também à sociedade, porque a evangelização, fundada na fé e no amor, produz uma sociedade mais justa, mais solidária, mais igual.
(José Régis Marques)
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
MULHER DE CORAGEM!
Michelle Stepney, 35 anos, estava grávida de gêmeas quando foi levada para o hospital com um sangramento.
No início, os médicos suspeitaram de um aborto, mas logo descobriram que ela estava com câncer cervical e que acabara de expelir um pedaço do tumor do colo do útero.
"Eu não poderia imaginar que os chutes que eu sentia seriam tão importantes. Eu mal pude acreditar quando os médicos disseram que os movimentos tinham expulsado o tumor", diz Michelle.
Os oncologistas sugeriram que ela fizesse quimioterapia e retirasse o útero para remover o câncer por completo, o que significaria o fim da gravidez.
Michelle conta que, depois de muito refletir, decidiu seguir em frente com a gestação e foi submetida a doses limitadas de quimioterapia, aplicadas a cada 15 dias.
As gêmeas, Alice e Harriet, nasceram na 33ª semana de gravidez de cesariana. As meninas estavam em perfeito estado de saúde, mas nasceram sem cabelo por causa dos efeitos da quimioterapia.
Quatro semanas depois do parto, Michelle foi submetida a uma cirurgia para retirada do tumor e do útero. Os médicos acreditam que ela esteja curada.A britânica disse que deve "a vida às filhas".
No dia 12 de fevereiro, Michelle receberá o prêmio "Mulher de Coragem" do Cancer Research UK, um centro na Grã-Bretanha dedicado a pesquisas sobre o câncer.
Fonte: Terra Notícias - 5 de fevereiro de 2008
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2338566-EI298,00.html
Publicado no Portal da Família em 08/08/2008
DIÁLOGO ENTRE MÃE E FILHOS
Estudo mostra que televisão limita o diálogo entre mães e filhos
Crianças de pouca idade, expostas à televisão e vídeos em lares de baixos níveis socioeconômicos são propensas a manter limitadas interações verbais com suas mães, segundo um estudo-pesquisa publicado hoje na revista "Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine" (Arquivos de Medicina Pediátrica e Adolescente)."A televisão educativa não é uma solução", afirmou Alan Mendelsohn, diretor de investigação clínica no Departamento de Pediatria da Escola de Medicina, na Universidade de Nova Iorque.Quando o televisor está ligado em qualquer tipo de programa, ou enquanto está passando um vídeo, o contato verbal entre pais e filhos menores é limitado, determinou o estudo.A pesquisa apontou, por outro lado, que quando se trata de programas educativos, acompanhados conjuntamente pela mãe e seus filhos, a interação entre eles tende a aumentar um pouco.A mesma pesquisa assinalou, entretanto, que tal programação de TV, chamada educativa, não promove, por si só, situações em que pais e filhos assistam juntos à televisão, de modo que não contribui efetivamente para a desejada interação verbal.O que ocorre, com freqüência, é que a mãe liga a televisão para que as crianças se entretenham com os programas educativos, enquanto ela se ocupa de outras tarefas da casa, assinalaram os especialistas no assunto."Nossas conclusões são especialmente significativas, uma vez que as interações entre pais e filhos apresentam inúmeras e enormes ramificações para o desenvolvimento infantil, que deveria se dar mais cedo, assim como para o progresso escolar e seu êxito durante a adolescência", pontuou Mendelsohn.Devido a estas conclusões, o estudo sustenta a recomendação da Academia Estadunidense de Pediatria para que não se permita a meninos e meninas menores de dois anos assistirem a qualquer tipo de programação televisiva.A Fundação Familiar Kaiser, em outro estudo-pesquisa, afirmou que 61 por cento das crianças abaixo de dois anos de idade estão expostas à televisão nos Estados Unidos.O estudo da Universidade de Nova Iorque indicou que 97 por cento das crianças de seis meses de idade já ficam expostas a programas televisivos ou radiofônicos, a duas horas por dia, em média.As conclusões deste trabalho também apresentam implicações para os médicos e demais pessoal qualificado em assistência da saúde, que trabalham junto a pais e mães de crianças pequenas, muitas das quais ficam expostas à televisão e aos vídeos, conforme afirmação de Mendelsohn.O mesmo estudo aconselhou aos pediatras e pessoal ligado à área médica no trabalho com as crianças, que recolham todo tipo de informação sobre este aspecto da vida de seus pacientes, com dados sobre o tempo de exposição aos meios-mídia e o tipo de programação em causa.Por outro lado, recomendou-se que enquanto houver probabilidade de que se mantenha tal tipo de exposição, os pais e mães permitam que seus filhos assistam somente a programas educativos, e mesmo assim só em caso de estar presente ou o pai ou a mãe dessas crianças.
Mendelsohn insistiu em que os médicos pediatras deveriam incentivar os progenitores para que aumentem a sua interação verbal com seus filhos menores durante as atividades diárias, independentemente dos horários de exposição aos meios-mídia, como pode e deveria ocorrer durante as refeições, brincadeiras ou leituras.
"O que nos preocupa é que pais e mães considerem os programas educativos somente como uma oportunidade para deixarem seus filhos frente ao televisor, em vez de se assentarem para assitir a esses programas em companhia deles, conversando com as crianças e com elas interagindo durante o programa", indicou Mendelsohn."Uma audiência passiva de programas de televisão não conduz a uma interação entre a criança e sua mãe", determinou. Para maior informação, recomendamos que se consulte o documento oficial em: http://archpedi.ama-assn.org/cgi/content/full/159/7/614
Fonte: EFE, 2008-05-07
Tradução: mcferreira - cadmo2005@uol.com.br
Publicado no Portal da Família em 06/09/2009
DIVERSOS CONSELHOS
Não julgueis e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido também vós sereis medidos (versículos 1 e 2).
Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer ao teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão (versículos 3 a 5).
Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem (versículo 6).
Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á (versículos 7 e 8).
Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem (versículos 9 a 11).
Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas (versículo 12).
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem a perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. (versículos 13 e 14).
Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêem a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. Pelos frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos (versículos 15 a 18).
Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos os conhecereis (versículo 20).
Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E no entanto, eu lhes direi; nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus! (versículos 21 a 23).
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Mensagem do Casal Coordenador Diocesano Adelmo e Cida pelos 25 anos do Movimento ECVC.
ECVC
25 ANOS EVANGELIZANDO PARA O BEM DA FAMILIA ( 1984 – 2009).
O Encontro Cristão de Vivência Conjugal (ECVC) surgiu no seio de cinco famílias católicas que já haviam passado pela experiência do encontro de três dias do ECVC em Goiatuba-Go.
Então, tudo começou como um sonho e hoje sabemos que “O sonho de um, é apenas um sonho, mas o sonho de muitos é o começo da realidade”
No movimento ECVC em toda sua trajetória, não deixaram de existir a fadiga, a angustia, a dúvida, os erros, os desentendimentos, mas acima de tudo, a grandeza da satisfação interior, por ter levado a paz, muitas vezes, ás custas de vigílias, orações e lágrimas, a casais que já se encontravam no “fundo do poço” com seu casamento praticamente destruído e que depois voltaram um para o outro, com a sensação de quem ressurge das cinzas para uma vida nova
Parabéns ecevecistas!
REFLEXÃO PARA COMEÇAR O DIA
terça-feira, 24 de novembro de 2009
ORAÇÃO DO DIA
Que eu aceite as minhas derrotas assim como fico feliz com minhas vitórias. Que a cada dia eu possa agradecer pelo nascer do sol como pela noite que se vai. Que eu possa perdoar a quem me fere sem mágoas, sem me sentir uma vítima por isso. Que eu entenda que as dificuldades da vida fazem parte do meu crescimento como ser humano.Que eu possa ser um ombro amigo a quem precise, sem me sentir especial por isso. Que eu seja humilde e perceba que à minha volta outros sofrem bem mais do que eu. Que eu consiga sorrir mais,chorar menos e ser feliz com o que me destes.Que eu consiga aprender que sou apenas mais um ser vivo nesse imenso universo só Seu, e respeite todas as outras formas de vida como sendo criação Sua. Que eu aprenda que a vida me foi dada de presente e não tenho o direito de tirá-la pois a Ti ela pertence. Que eu tenha mais bondade, piedade, carinho, compreensão e amor para com meu irmão. E principalmente, me ensine a não pensar em mim, deixando de ser egoísta até em minhas orações usando o pronome "EU". Obrigado Senhor !!!(Autoria Vilgarta)
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
EVANGELHO: Lucas 21,1-4
domingo, 22 de novembro de 2009
EVANGELHO: João 18,33b-37
sábado, 21 de novembro de 2009
MENSAGEM DO DIA
Saudades de Dom Affonso
ECVC IDENTIDADE
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Salmo do dia
Bençãos divinas sobre a família dos justos
CONVITE AOS GRUPOS DE CASAIS DO MOVIMENTO ECVC
Nosso blog é um espaço para noticiar, debater, convocar, enviar recados dos grupos do movimento Ecvc. e o nosso email fica a disposição para que vocês coordenadores de grupo, sub coordenadores, membros em geral possa nos enviar noticias, fotos, novidades de suas paróquias, como festejos, cursos etc. movimentoecvc@hotmail.com. A coordenação geral agradece
JANTAR COM CASAIS QUE FIZERAM ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO NESTE SEMESTRE
Foi realizado na noite de ontem (19-11) um jantar na residência do casal Hildebrando e Railda, em comemoração ao aniversários de casamento dos casais do grupo Isaías da sub coordenação de Fátima. Onde tivemos a honra de receber as bençãos através do Padre Valdeci, pároco da catedral de Fátima. nossos agradecimentos ao Padre Valdeci e parabéns aos casais aniversáriantes. Breve postaremos fotos do evento.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Construçao da sede do ECVC
Postado algumas fotos da construção da sede do ECVC. Trata-se de uma obra realizada com a contribuição de todos os membros do movimento.
inico do nosso blog
Estamos em fase inicial, breve estaremos oferecendo informações do movimento ECVC - Encontro Cristão de Vivência Conjugal.