domingo, 22 de novembro de 2009

EVANGELHO: João 18,33b-37


Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tú o rei dos judeus? Jesus respondeu: Dizeis isso por ti mesmo ou foram outro que to disseram de mim? Disse Pilatos: Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é deste mundo. Perguntou-lhe então Pilatos: És portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve minha voz.


Palavra da Salvação.
COMENTÁRIO:
"Tú és o rei dos judeus?"
O texto de hoje não é uma parábola nem um apocalipse, mas uma descrição profética do julgamento. Ela é feita para mostrar que todos os homens são julgados a partir do ponto de vista decisivo de uma fé que é ou não vivida corretamente.
O ato final de Jesus é um ato de separação. Ele vem como Rei Universal para fazer o julgamento, a separação final. Jesus separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos cabritos. As ovelhas seriam os que praticaram a justiça e que ficaram á direita, sinal de salvação, enquanto que os cabritos seriam os que praticaram a injustiça e ficaram á esquerda como sinal de condenação.
portanto o critério utilizado para o julgamento da humanidade e da história é o da prática da justiça, isto é, colocar a própria vida como serviço do amor que contrói um mundo, em que a verdade e a justiça fazem aflorar a fraternidade.
Esse texto do Evangelho de hoje nos mostra que a piedade divina se traduz em misericórdia e solidariedade para com os outros. O Filho do Homem não exigiu nada para si mesmo, nem culto, nem orações, mas solidariedade praticada e traduzida na partilha dos bens.
Bom domingo a todos e procurem refletir que: Deus nos fala por muitos meios: por sua palavra, pela oração, pelas pessoas... Tenho procurado ouvir sua voz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário