sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O QUE É EVANGELIZAR?








O QUE É EVANGELIZAÇÃO

Deus criou o homem, deu-lhe inteligência para distingüir o bem do mal, o certo do errado, e liberdade para decidir segundo os ditames da sua consciência(livre arbítrio) Mas o homem caiu no pecado, desobedecendo a Deus(Gn, 3, 1-24). Deus, que é amor, quer salvar o homem do pecado, mas não pode fazê-lo sem que este mostre vontade em ser salvo, pois se assim o fizesse estaria ferindo o princípio do livre arbítrio, despersonalizando e transformando o homem num robô. Assim, Deus que criou o homem sozinho, não pode salvá-lo sozinho: precisa do homem para salvar o homem.
Deus então, não querendo que o ser criado à sua semelhança se perca, concebeu um plano de salvação para o homem : mostrar-lhe o que é pecado e o modo de fugir dele para ganhar o Reino dos Ceus, um lugar onde só reina a justiça, o amor e a fraternidade.
Deus sempre se utilizou do próprio homem para levar a todos o seu plano de salvação, inclusive o seu filho, Jesus Cristo:
" Muitas vezes e de diversos modos outrora falou
Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente
nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro uni-
sal, pelo qual criou todas as coisas" (Hb 1, 1-2)
"É necessário que eu anuncie a boa nova do
Reino de Deus, pois essa é a minha missão".(Lc 4, 43)
Concluída a sua missão na Terra, Jesus a entregou a seus discípulos, os evangelizadores por Ele formados na escola da vida, para que dessem continuação à sua missão: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" ( Mc 16,15)
Os apóstolos, com a sua pregação verbal e mediante cartas, transmitiram a muitos homens e mulheres o que haviam aprendido através das obras e palavras de Cristo e o que o Espírito Santo lhes ensinou.
Como Jesus Cristo, os apóstolos andaram de cidade em cidade a anunciar a realização das promessas de Deus, e entendiam que essa é uma obrigação de todo filho de Deus. Como disse Paulo: "Não tenho de fato, de gloriar-me se eu anuncio o Evangelho; é um dever este que me incumbe, e ai de mim se eu não pregasse, pois Deus me escolheu e me impôs este dever sagrado, e assim não tenho escolha"(1 Co 9,16-17).
Para a missão de evangelizar Jesus enviou os apóstolos e envia a igreja; esta, por sua vez, envia a todos nós.
Trascrevemos, a seguir, algumas definições de evangelização, constantes do livro "Curso de Formação de Evangelizadores Diocesanos e Paroquiais"- 9ª edição.
Evangelização é proclamar e testemunhar com o poder do Espírito Santo a Jesus, verbo encarnado, morto na cruz, ressuscitado e vivo, como único salvador de todo o homem e de todos os homens, como Senhor Universal; de uma maneira jubilosa que edifique a Igreja e construa o Reino de justiça, alegria e paz, fazendo com que Jesus Cristo seja amado, seguido e obedecido no mundo inteiro;
Evangelização é transformar, renovar, com o fluxo da Boa Nova, a humanidade; é converter a consciência pessoal e coletiva dos homens, as atividades em que eles estão comprometidos, sua vida e ambientes concretos;
Evangelizar é proclamar- através de cada católico- que Jesus Cristo é o único salvador da humanidade;
Evangelizar é, em primeiro lugar, dar testemunho, de maneira simples e direta, de Deus revelado por Jesus Cristo;
Evangelizar é revelar ao homem o mistério da salvação. É um ato de fé e de amor;
Evangelizar é você despertar a pessoa para Jesus, é fazer com que a pessoa descubra Jesus;
Evangelizar é ter Deus no coração e levá-Lo ao coração das outras pessoas(Madre Tereza de Calcutá)
Evangelizar é prestar ao mundo o serviço da salvação( Papa João Paulo II). Não é apenas levar ao homem uma mensagem, a mensagem da salvação, porque o homem que desperta com a mensagem corre o risco de adormecer de novo. O evangelizador leva a mensagem, mas além disso tem a responsabilidade de acompanhar as pessoas a quem evangelizou; levá-las a freqüentar a Igreja, a participar das atividades pastorais da sua Paróquia, a tomar gosto pela oração e a ler a Bíblia com freqüencia, caso contrário elas podem voltar ao estado primitivo. A evangelização supõe, pois, um acompanhamento, um esforço para atingir as pessoas de uma maneira mais profunda. Isso supõe abnegação, sacrifício. Mas essa abnegação e esse sacrifício não são causa de sofrimento mas de grande alegria para aqueles que optaram por seguir Jesus, que escolheram Jesus como Senhor e entregaram a vida a Ele.
Todos os evangelizadores devem lembrar, sempre, que quem leva a palavra de Deus às pessoas é o próprio Deus. Nós somos apenas o canal, o instrumento a seu serviço. Um serviço da salvação, que nasce da iniciativa de Deus, desce até o homem e faz este homem voltar-se para Deus. É um serviço ao homem, às suas necessidades espirituais e também à sociedade, porque a evangelização, fundada na fé e no amor, produz uma sociedade mais justa, mais solidária, mais igual.
(José Régis Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário