segunda-feira, 23 de novembro de 2009

EVANGELHO: Lucas 21,1-4


Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as sua ofertas no cofre do templo. Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequenas moedas, e disse: "Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros. Pois todos aqueles lançaram nas ofertas a Deus o que lhe sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento".


COMENTÁRIO:


"Esta pobre viúva lançou mais do que todos."


Os critérios de Jesus são diferente dos nossos. Neste texto de hoje, Jesus distingue ou qualifica os nossos donativos, não pela quantia, mas pela cota de sacrificio e compromisso da vida que estes donativos pressupõe.


Deus mede a oferta pelo coração de quem dá. A pobre viúva deu mais do que qualquer outra pessoa, porque suas duas moedas representavam uma parte da sua vida e de suas economias. Dando-as ela estava expressando sua fé e confiança no fato de que Deus era toda a sua segurança e o único compromisso de sua vida. Deus não precisa do nosso supérfluo, porque tudo o que existe é dele. A oferta perfeita consiste em tudo oferecer a Deus sem nada reservar para si.


A oferta que leva a privação do nescessário revela generosidade e, ao mesmo tempo, grande fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário