quinta-feira, 25 de março de 2010


DIVORCIADOS QUE VOLTAM A SE CASAR: ATENÇÃO PARTICULAR DA IGREJA


Fala o bispo-regente do Tribunal da Penitenciaria Apostólica

(ZENIT.org).- O bispo-regente do Tribunal da Penitenciaria Apostólica, Dom Giovanni Francesco Girotti, abordou o tema da atitude dos confessores no delicado caso das pessoas divorciadas que voltaram a se casar.
Ele o fez aos microfones de Rádio Vaticano, no dia 8 de março, durante o curso anual da Penitenciaria Apostólica para jovens sacerdotes sobre “foro íntimo”, celebrado no Vaticano de 8 a 12 de março.
O prelado destacou que “a doutrina e a prática oficial da Igreja vigentes atualmente buscam percorrer uma rota fiel ao mandato recebido do Senhor, que é quem administra o perdão e a misericórdia”.
“A Igreja, frente às situações às vezes muito delicadas – como o caso dos divorciados que voltaram a se casar – e o Papa nos recorda isso muito frequentemente, atua sempre segundo o espírito de Jesus, que tem compaixão pelos pecadores”, acrescentou.
O confessor é “o administrador” deste ministério e não o “patrão”. Assim, “quando não pode dar a absolvição, dá as indicações, oferece os meios para poder se manter sempre no coração da Igreja”.
A Igreja “não pode faltar a seu mandato, não pode ocultar seus princípios, mas, apesar disso, a Igreja tem dever com estas pessoas, a quem não pode abandonar”, destacou.
O prelado também recordou que a Igreja, “em todas as suas intervenções, também recentes, demonstrou sempre uma atenção, um cuidado, um compromisso de ir ao encontro de situações humanamente difíceis e que parecem impossíveis de resolver”.
“Obviamente”, os divorciados que voltaram a se casar continuam pertencendo à Igreja, insistiu. E concluiu: “o cuidado que há que reservar-lhes é verdadeiramente uma tarefa digna de atenção”

Nenhum comentário:

Postar um comentário