terça-feira, 2 de março de 2010


Evangelho (Mateus 23,1-12)

Terça-Feira, 2 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma


Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. 



- Palavra da Salvação. 


Comentário do Evangelho (Paulinas)
- Nas comunidades dos discípulos não se disputam méritos, mas vive-se a alegria do serviço e da partilha, na humildade.
Temos neste texto uma série de denúncias da prática dos escribas e dos fariseus. Mateus reúne palavras proferidas por Jesus em seu tempo e as aplica ao contexto de suas comunidades na década dos anos oitenta. Na história de Israel vários profetas denunciaram os abusos e a corrupção dos chefes religiosos. Os fariseus carregam fardos pesados. Jesus oferece o seu jugo suave e leve. Eles agem para serem vistos e querem receber títulos que lhes dão status social. Jesus propõe a discrição, "que sua mão esquerda não saiba o que a direita faz". Nas comunidades dos discípulos não se disputam méritos, mas vive-se a alegria do serviço e da partilha, na humildade.
Oração
Pai, que os maus exemplos jamais me influenciem, fazendo-me desviar de teu caminho. Seja teu Filho Jesus meu único modelo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário