sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

SACRAMENTO DO MATRIMONIO



·       Um dos estados de vida que é santificado por Nosso Senhor Jesus Cristo é o estado matrimonial.
 Assim como Jesus abençoa um Sacerdote como um Sacramento especial, assim também abençoa o homem e a mulher que se unem para formar uma família. Para isso Jesus instituiu o Sacramento do Matrimônio, ou Casamento.
·       O matrimônio pode ser chamado também: a consagração dos pais. Pois este sacramento é santificada a família e consagrada ao Senhor para ser um pequeno santuário, um Igreja doméstica, onde pai e mãe dentro do sacerdócio comum dos fiéis realizam a sua missão. ‘E o sacerdócio da família.


     A palavra matrimônio  vem do Latim  mater, e significa mãe. Ou ainda matrimonium que significa mulher casada ou casamento.   Tem-se então que a função de ser mãe, significando a grandeza e o valor da maternidade. Onde se diz "maternidade" leia-se "filhos".
w     O fim principal do casamento é a procriação. O amor mútuo é também um fim, porém subordinado, no sentido de depender do fim principal. Assim também o equilíbrio da concupiscência que proporciona o casamento


     Deus criou nossos primeiros pais como esposos e os uniu para toda a vida. Deste modo, Deus instituiu o casamento natural: “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne (Gn 2,24)”.
w     Quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, elevou este casamento natural à dignidade de Sacramento, ou seja, deu a esta união do homem e da mulher um valor sagrado, com as graças correspondentes para a missão que recebem. Por isso, São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja, esposa de Cristo. “Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro”.(Ef 5,22


      Deus une o homem e mulher desde o inicio da criação, como o próprio Cristo enfatizou em Mc 10, 6-9: “... desde o início da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.”
w     Cristo quis fazer ver aos fariseus que o interpelaram no episódio relato em Mc 10, quando ele recusava ver o matrimônio como uma permissão ou restrição de legalidade, mas ver o matrimônio no sentido fundamental da aliança de amor e, como tal, abençoada por Deus e com vocação de eternidade.
w     Diante desse princípio fundamental, marido e mulher são igualmente  responsáveis por uma união que deve crescer sempre, e os dois se equiparam quanto aos direitos e deveres


       O Matrimônio é muito mais que um acordo particular entre duas pessoas. É uma vocação sacramental dentro da Igreja e para ela. É um meio pelo qual Cristo revela e aprofunda o mistério de sua união conosco, seu corpo. Portanto, marido e mulher vivem uma verdadeira vida sacramental quando seguem as palavras de São Paulo: "Submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo" (Ef 5,21).
w        Na Igreja católica, a união sacramental de um casal é exclusiva (um só homem com uma só mulher)e indissolúvel (até que a morte os separe). São essas as maneiras concretas pelas quais se torna realidade a misteriosa união entre marido e mulher, entre Cristo e a Igreja.
w        Jesus tomou o casamento e fez dele o sacramento do Matrimônio. Em conseqüência, o Matrimônio dá nova dimensão à vocação cristã que começa no Batismo.

                                                                   

                                                                 

                                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário