quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MENSAGEM DO PAPA


PAPA A FIÉIS: LEVAR A SÉRIO A PRÓPRIA CONVERSÃO


Não é uma decisão moral, mas de fé

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI afirmou hoje que a conversão pessoal “significa mudar de direção no caminho da vida: mas não para um pequeno ajuste, e sim como uma verdadeira e total inversão de rumo”, e convidou os fiéis a levar a sério este tempo de Quaresma.
“Conversão é ir contra a corrente”, explicou, exortando os presentes a abandonarem o atual “estilo de vida superficial”, que leva à “mediocridade moral”, e buscar, ao contrário, “a medida alta da vida cristã”.
O Papa dedicou a catequese da audiência geral de hoje, com os peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, ao significado das duas fórmulas litúrgicas utilizadas durante o rito da imposição das cinzas, que dá início à penitência quaresmal.
Com relação à primeira das fórmulas, “Convertei-vos e crede no Evangelho”, o Papa afirmou que a conversão é uma “palavra que é preciso considerar em sua extraordinária seriedade”
“O convite à conversão, de fato, revela e denuncia a fácil superficialidade que caracteriza frequentemente nossa maneira de viver.”
“Conversão é ir contra a corrente, onde a ‘corrente’ é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório, que frequentemente nos arrasta, nos domina e nos torna escravos do mal ou pelo menos prisioneiros da mediocridade moral”, explicou.
“Com a conversão, no entanto, indica-se a medida alta da vida cristã e nos é confiado o Evangelho vivo e pessoal, que é Cristo Jesus. Sua pessoa é a meta final e o sentido profundo da conversão.”
Segundo o Papa, a conversão “não é uma simples decisão moral, que retifica nossa conduta de vida, mas uma decisão de fé, que nos envolve inteiramente na comunhão íntima com a pessoa viva e concreta de Jesus”.
“A conversão é o ‘sim’ total de quem entrega sua própria existência ao Evangelho, respondendo livremente a Cristo, quem primeiramente se ofereceu ao homem como caminho, verdade e vida, como Aquele que o liberta e o salva.”

O Papa citou sua Mensagem para a Quaresma, afirmando que “é necessário humildade para aceitar que se precisa que um Outro me liberte do ‘meu’, para me dar gratuitamente o ‘seu’.(...) Graças à ação de Cristo, nós podemos entrar na justiça ‘maior’, que é aquela do amor”.
Com relação à segunda fórmula, “Lembra-te de que és pó e ao pó hás de voltar”, a Palavra de Deus “nos recorda nossa fragilidade, inclusive nossa morte, que é sua forma extrema”.
“Frente ao inato medo do fim, ainda mais no contexto de uma cultura que de tantas formas tende a censurar a realidade e a experiência humana do morrer, a liturgia quaresmal, por um lado, recorda-nos sempre a morte, convidando-nos ao realismo e à sabedoria; mas, por outro lado, ela nos conduz sobretudo a acolher e viver a novidade inesperada de que a fé cristã liberta da realidade da própria morte.”
“O homem é pó e ao pó voltará, mas é pó precioso aos olhos de Deus”, afirmou o Papa.
“Também o Senhor Jesus quis livremente compartilhar com cada homem o destino da fragilidade, em particular através da sua morte na cruz; mas precisamente esta morte, repleta do seu amor pelo Pai e pela humanidade, foi o caminho para a ressurreição gloriosa.”
“O pequeno gesto da imposição das cinzas nos revela a singular riqueza do seu significado: é um convite a percorrer o tempo da Quaresma como um mergulho mais consciente e mais intenso no mistério pascal de Cristo, em sua morte e sua ressurreição.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário