quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO


PAPA SUBLINHA IMPORTÂNCIA DA CATEQUESE AOS NOIVOS


Durante a audiência concedida aos membros do Conselho Pontifício para a Família

Por Inma Álvarez 

Por Inma Álvarez 
 A preparação adequada para o casamento é “mais que nunca necessária em nossos dias” e deve começar muito antes de sua celebração.
Assim afirmou o Papa ao receber hoje os membros e consultores do Conselho Pontifício para a Família, por ocasião de sua 19º Assembleia Plenária, que está sendo realizada em Roma até o dia 10 de fevereiro.
Em sua intervenção, Bento XVI sublinhou a importância do Vademécum para a preparação para o matrimônio, que este dicastério está preparando atualmente.
Em linha com a Familiaris consortio, de João Paulo II, explicou que esta preparação “comporta três momentos principais: um remoto, um próximo e um imediato”.
“A preparação remota diz respeito às crianças, adolescentes e jovens. Ela envolve a família, paróquia e a escola, lugares em que serão educados para entender a vida como uma vocação para o amor, que se especifica, então, na modalidade do matrimônio e da virgindade para o Reino dos Céus.”
“Nesta etapa, também, deverá progressivamente emergir o significado da sexualidade como uma capacidade de relação e positiva energia a ser incorporada no amor autêntico”, sublinhou o Papa.
“A preparação próxima deve ser configurada em um caminho de fé e vida cristã, que conduza a um conhecimento profundo do mistério de Cristo e da Igreja, do sentido da graça e das responsabilidades do matrimônio”, explicou.
Neste sentido, sugeriu que nesta segunda etapa “se ofereça um caminho de catequese e experiências na comunidade cristã, que inclua a ação do sacerdote e de vários especialistas, bem como a presença de coordenadores”.
Trata-se, explicou, de que os noivos “revivam a própria relação pessoal com o Senhor Jesus, especialmente ouvindo a Palavra de Deus, aproximando-se dos sacramentos e, sobretudo, participando da Eucaristia”.
Com relação à terceira etapa, a preparação imediata consiste, “além do exame dos noivos, previsto no Direito Canônico”, em uma “catequese sobre o Rito do matrimônio e seu significado, o retiro espiritual e os cuidados para que a celebração do matrimônio seja percebida pelos fiéis, especialmente por aqueles que estão se preparando para a união, como um presente para toda a Igreja”.
Neste sentido, o Papa convidou os bispos a promover “um sério compromisso pastoral nesta área importante” e mostrar “particular cuidado para que a vocação dos esposos se torne um tesouro para toda a comunidade cristã e, especialmente no contexto atual, um testemunho missionário e profético”

Nenhum comentário:

Postar um comentário