quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O MUNDO VISTO DE ROMA


APRESENTADO AO PAPA PROJETO DE VADE-MÉCUM PARA PREPARAÇÃO DO MATRIMÔNIO


Pelo presidente do Conselho Pontifício para a Família

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- O cardeal Ennio Antonelli, presidente do Conselho Pontifício para a Família, apresentou ontem a Bento XVI o projeto de um “Vade-mécum para a preparação do matrimônio”.
O purpurado se dirigiu ao Papa em nome dos participantes da 19ª Plenária do dicastério vaticano, que havia começado poucas horas antes em Roma.
Agradeceu-lhe “por este encontro, do qual certamente receberemos energia, alegria e inspiração para o nosso trabalho a favor da família e da Igreja no mundo”.
Uma gratidão que, segundo explicou o L’Osservatore Romano, pretende destacar “a atenção especial” de Bento XVI “às problemáticas da família”, com suas “frequentes e incisivas referências a ela”, recorrentes em “suas iluminadoras intervenções”.
Em seu discurso aos participantes da plenária, o Papa auspiciou em particular um período de catequese e experiências vividas pelos casais que se preparam para o matrimônio, que deve ser percebido como “um dom para toda a Igreja, um dom que contribui para seu crescimento espiritual”.
“É bom, além disso – continuou –, que os bispos promovam a troca das experiências mais significativas, ofereçam estímulos para um sério compromisso pastoral neste importante setor e mostrem particular atenção para que a vocação dos cônjuges se converta em uma riqueza para toda a comunidade cristã, especialmente no contexto atual, um testemunho missionário e profético”.
Na abertura dos trabalhos, que se desenvolvem na Casa Bonus Pastor, o cardeal Ennio Antonelli apresentou depois as atividades realizadas pelo seu dicastério após o Encontro Mundial das Famílias celebrado em janeiro de 2009, na Cidade do México.
“As principais conclusões da Cidade do México – sublinhou o cardeal Antonelli em seu discurso de saudação ao Papa – destacavam, em linha com a indicação de Aparecida, ‘discípulos e missionários’, que a família cristã está chamada a ser, hoje com particular urgência, sujeito de evangelização no aspecto eclesial e sujeito de socialização no aspecto civil.”
“Em consequência – recordou –, desejava-se uma pastoral para e com as famílias e uma política para e com as famílias.”
A estas duas perspectivas correspondem os dois projetos específicos que o Conselho Pontifício tem em perspectiva, “muito além do já consistente e multiforme trabalho cotidiano” que se traduzirá no 7º Encontro Mundial das Famílias, programado para 2012 em Milão: “Família, sujeito da evangelização” e “Família, recurso para a sociedade civil”.
Para o Papa, estas são iniciativas que ajudam a “fazer crescer a consciência do valor fundamental da família para a vida da Igreja e da sociedade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário